Dúvida na criação do .JAR executável

2 respostas
J

Pessoal, é a primeira vez que eu estou tentando criar esse arquivo executável, mas apesar de olhar dúvudas como a minha no fórum e tb o tutorial, eu não estou conseguindo. Quando eu tento executar o arquivo JAR, me aparece uma tela dizendo que o main() não foi encontrado. Quem puder dar uma olhadinha na minha estrutra do projeto e me ajudar a construir o arquivo texto (por muitos conhecidos com "manifest.txt), eu agradeceria!
Estou programando pelo Eclipse, e ele separa tudo. Meu projeto se chama Scltc, logo após tem o diretório bin, seguido do meu pacote scltc, onde enfim ele salva os “.class”. Os “.java” estão em Scltc, src, scltc. Aliás, meu arquivo com o método main() se chama “Scltc.java” (pra variar um pouquinho… he-he).

Scltc - bin - scltc (.class)
Scltc - src - scltc (.java)

Gostaria de saber se esse arquivo texto ficaria, no meu caso, dentro do diretório bin, e quais exatamente seriam a linhas desse arquivo texto. Estou tentando inúmeras combinações e não estou achando a resposta.
E por fim, eu devo deixar as minhas imagens dentro de qual diretório quando eu for criar o arquivo JAR? Estive lendo que elas podem não carregam dependendo de onde vc as guarda.

Desculpe se me estendi, e agradeço desde já o interesse da moçada!

Um abraço e um bom final de semana!!!

2 Respostas

D

é MANIFEST.MF

e nele vc de por:

Main-class: meu.pacote.completo.MinhaClasse

E nao esqueça de deixar uma linha em branco no fim do arquivo

Ah, para colocar esse seu manifest no jar vc tem q criar o jar com uma opcao (acho q eh -m ou -c, da uma olhada certinho pra ver isso)

R

Criando um .jar PASSO A PASSO MESMO HEIN.

1. Inclua no seu Fonte “class”:
    package <nome_arquivo>
    obs: se tiver mais de uma classe terá que incluir em todas
    depois disso compile todas elas uma a uma, ele ira criar
    uma pasta com o <nome_arquivo> dado pelo package onde estará seu(s) class

2. Crie um arquivo .txt com os seguintes dados e salvando com o nome de “manifest”:
    Main-Class: <nome_arquivo>.<nome_classe>
    Name: <nome_arquivo>/<nome_classe>.class
    Java-Bean: True

3. Copiar o aplicativo jar:
    o aplicativo jar vc encontrara ele na sua JVM instalada em seu maquina, vc deve copia-lo
    para sua pasta onde esta criando o .jar.
    exemplo de localizar o aplicativo jar:
    C:\j2sdk1.5.1\bin

4. Para incluir as imagens dentro do seu .jar, implemente essa class e seus devidos metodos.

Ex:

ClassLoader classLoader = this.getClass().getClassLoader();

ImageIcon icon = new ImageIcon(classLoader.getResource(pacote/imagens/logo.jpg));

obs: apos criado o pacote inclua a pasta com as imagens dentro do pacote que foi criado
    para assim co .jar conter suas imagens

5. Abra o Ms-dos e execute o seguintes passos:
    abra o diretorio onde esta sua(as) classes e o manifest.txt juntamente com o aplicativo jar
    criados anteriormente e execute o comando.
    ex:

c:&lt;nome_pasta>\jar cfm <nome_qualquer>.jar manifest.txt <nome_arquivo>.

pronto estara criado seu .jar

Criado 12 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 12 de fev. de 2005
Respostas 2
Participantes 3