::: Dúvida na migração de Sistema :::

Galera,

Sou um programador que programa em VB no estilo 03 camadas.

1ª Camada = Telas de apresentação de dados.
2ª Camada = Validações e chamadas de métodos da terceira camada para persistência de 

dados.
3ª Camada = Persistência de Dados, abrindo conexões, chamando Stored Procedures e

etc.

Bem, faz um tempinho que estou estudando JAVA e acredito que estou começando a 

entender alguma coisa, acredito que o melhor jeito de aprender a fazer a coisa certa é

metendo a mão na massa e errando e quebrando a cabeça.
Tenho dois sistemas pequenos que foram feitos em VB e que eu gostaria de migrar para

JAVA: Um sistema de Tele-Entregas e Um sistema de Estéticas. ( Ah, depois quero

disponibilizá-los aqui para download ).

Penso em fazer a migração para uma solução no padrão MVC II ( pelo o que eu consegui 

entender até agora… seria o mais correto) onde:

Camada MODEL - Beans ( Java Beans )

Camada VIEW - Páginas JSP + Java Script

Camada CONTROLLER - Servlets

PERSITÊNCIA em Banco de Dados PostGreSQL.

Não penso em utilizar Struts, WebWork ou algo parecido, por enquanto, pois eu 

gostaria de fazer a coisa mais trabalhosa para depois aprender a utilizar estes Frameworks

que facilitam um montão a nossa vida.

A minha maior dúvida é se estou no caminho certo, se é por ai mesmo ?, se 

ferramentas como o Hibernate, Struts e WebWork são fundamentais ou mando bala assim mesmo ?

Gratos pela ajuda,
Atenciosamente,
Leandro Severino.

fala! blz!?

cara, na minha opnião, vc está certíssimo em nao usar frameworks durante o aprendizado do Java…

eu acho q qdo se está aprendendo, tem q tudo na mao… na unha mesmo! camelar pra valer!! ehheh :lol: :lol: :lol:

acho q fazendo isso, vc fica “forte” e nao fica dependendo de ferramentas…

e mais: qdo for iniciar com as frameworks, q são mto importantes, vc vai ta mto bem ja na liguagem e na experiência, q vai pegar os esquemas das frameworks rapidinho! :wink: :wink:

algumas vezes ouço pessoas reclamando q o Java é mto trabalhoso e tal, mas como eu ja li aki no forum mesmo, o Java é para Fortes!!
O cara tem q ter mta força de vontade, atitude, paciência e respeito pela nossa liguagem! e nao logo no início querer fazer aplicações ninja q use todos os recursos e ferramentas possiveis!

vc ta no caminho certo!
parabéns e boa sorte no desenvolvimento!

:wink: flw!

Fala Daniel,

Valeu pela força !

Java é realmente coisa para fortes e por isso que trabalhamos com ele.

Abraços,
Leandro.