::: Dúvida na migração de Sistemas :::

Galera,

Sou um programador que programa em VB no estilo 03 camadas.

1ª Camada = Telas de apresentação de dados.
2ª Camada = Validações e chamadas de métodos da terceira camada para persistência de dados.
3ª Camada = Persistência de Dados, abrindo conexões, chamando Stored Procedures e etc.

Bem, faz um tempinho que estou estudando JAVA e acredito que estou começando a entender alguma coisa, acredito que o melhor jeito de aprender a fazer a coisa certa é metendo a mão na massa e errando e quebrando a cabeça.
   Tenho dois sistemas pequenos que foram feitos em VB e que eu gostaria de migrar para JAVA: Um sistema de Tele-Entregas e Um sistema de Estéticas. ( Ah, depois quero disponibilizá-los aqui para download ).

Penso em fazer a migração para uma solução no padrão MVC II ( pelo o que eu consegui entender até agora... seria o mais correto) onde:

Camada MODEL - Beans ( Java Beans )

Camada VIEW - Páginas JSP + Java Script

Camada CONTROLLER - Servlets

PERSITÊNCIA em Banco de Dados PostGreSQL.

Não penso em utilizar Struts, WebWork ou algo parecido, por enquanto, pois eu gostaria de fazer a coisa mais trabalhosa para depois aprender a utilizar estes Frameworks que facilitam um montão a nossa vida.

A minha maior dúvida é se estou no caminho certo, se é por ai mesmo ?, se ferramentas como o Hibernate, Struts e WebWork são fundamentais ou mando bala assim mesmo ?

Gratos pela ajuda,
Atenciosamente,
Leandro Severino.

Bem, tirando a parte de implantar persistência na unha mesmo, afirmo que não usar nenhum framework de apoio no começo é uma exelente escolha.

Outra coisa: evite colocar regras de negócio em seus servlets, eles devem servir apenas como comunicação entre suas páginas e suas regras, fazendo no máximo alguma validação.

Aliás, bem vindo!

Cacete, tem certezaq ue vc veio do VB Acho que enfim encotnrei o mítico ‘PROGRAMADOR VB DE VERDADE’ que tanto falam…

[]s

Com certeza você está no caminho certo. As frameworks auxiliam muitooooo a vida do programador, mas é claro que dá pra trabalhar sem elas (implementar um DAO na unha e se for algo mais genérico, será um trabalho doloroso :lol: )

Boa sorte e vem vindo ao mundo JAVA, o mundo sem volta :wink:

Lipe, Philip e Junior,

Valeu pela força e pelos conselhos.

Eh Junior... realmente JAVA eh mundo sem volta....
 Eta coisa viciante...

Abraços.