Duvida na modelagem

3 respostas
D

Ae galera, blza?! Entao to com uma duvidinha basica de modelagem. Eu to fazendo um trabalhinho pra facul em JSP. To usando JSP e Servlets. A idéia eh fazer algo parecido com o MVC, mas sem o struts, ou seja os servlets fazem o controle ( e talves implemente as regras de “negocio” e acesso ao banco de dados") e as paginas jsp exibem a view. Bom, mas o q interessa mesmo eh q eu tenho uma classe usuario e para incluir essa classe no banco de dados é melhor fazer um metodo dentro da classe para inclui-la no banco (mysql) ou crio uma classe (DBManager, por exemplo) q possui um metodo (cadastrarUsuario, por exemplo) q recebe um objeto usuario para inserir suas propriedades no banco de dados?!! Qual será q é melhor!!! Ah, e naum vao ser soh os usuario q serao inseridos no banco de dados, outras classe tbm serão…

grato,
Dark…

3 Respostas

J

Bom Dia!!!

Eu sugiro que vc dê uma olhada em dois padrões DAO e VO. A DAO “Data Access Object” ira fazer todos os acessos a base de dados é como vc disse DBManager porém é especializado por tabela e não genérico isto ajuda se vc tiver alguma tabela que precise de tratamento específico, a VO “Value Object” vai representar o seu objeto é o seu bean.

T+

D

valeu pela dica jeferson, mas vc sabe onde posso encontrar algum material sobre esses patterns!?

M

cara, eu to lendo o Core J2EE Patterns, ótimo livro! tu consegue ele ai:

http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/

:smiley:

Criado 8 de junho de 2004
Ultima resposta 8 de jun. de 2004
Respostas 3
Participantes 3