Dúvida na Utilização do Jasper Report Designer 4.0.1- resolvido

Caros amigos, estou com um problema para fazer uma média utilizando o JR designer, estou querendo tirar uma média, onde tenho uma variável com o total de escola carregadas no relatório e tenho uma outra variável somando o percentual de falta dos alunos por turma, essas variáveis estão carregando direitinho, mas o problema é que na média está dando um número diferente.

vejam como estou fazendo e me digam onde estou errando, se alguém puder me esclarecer como funciona o reset type e o increment type tb fico grato, abaixo meus códigos

Esta variável soma o percentual de faltosos

<variable name="SomaFaltosos" class="java.lang.Double" 
calculation="Sum">
		<variableExpression><![CDATA[$F{Percentual_Faltas}]]></variableExpression>
		<initialValueExpression><![CDATA[new Double(0)]]></initialValueExpression>
	</variable>

Esta variável conta quantas linhas foram carregadas no relatório

<variable name="contaFaltosos" class="java.lang.Integer" calculation="Count">
		<variableExpression><![CDATA[$F{Serie}]]></variableExpression>
	</variable>
	<group name="Data">
		<groupExpression><![CDATA[$F{Data}]]></groupExpression>
	</group>

Esta variável recebe a média, mas o resultado n está batendo

<variable name="MEDIA_FALTOSOS" class="java.lang.Double" incrementType="Page" calculation="Average">
		<variableExpression><![CDATA[new Double(($V{SomaFaltosos}.intValue()) / ($V{contaFaltosos}.intValue()))]]></variableExpression>
		<initialValueExpression><![CDATA[new Double(0)]]></initialValueExpression>
	</variable>

Se alguém puder me auxiliar, sou grato desde já!!

Boa tarde!

Vc setou o Evaluation time da variável?
tipo: now, group, auto, etc…, pode ser por isso que o resultado não esta batendo.

Att.

Resolví o problema da média, mas toda vez que vou chamar o relatório estou tendo que preencher o fomulário 2x, na primeira ele da um submit e n gera o relatório, mas na segunda depois que preencho os campos ele gera o form.

Alguém sabe porque?

Alexandre Rocha

Eu n tinha setado o botão que chama a tela que gera o formulário como ajax= false