Estou começando em java agora, e baixei o NetBeans para usar, porém ainda não sei utilizá-lo.
Quando eu crio um novo projeto do tipo AWT Form e vou na paleta AWT e adiciono Buttons, Labels, eles ocupam a tela toda.
Não estou entendendo nada, se alguém tive algum material bem explicativo e ilustrado me passe por favor, ou se souber como posso proceder, responda o tópico.
[quote=“Juliano.net”]Estou começando em java agora, e baixei o NetBeans para usar, porém ainda não sei utilizá-lo.
Quando eu crio um novo projeto do tipo AWT Form e vou na paleta AWT e adiciono Buttons, Labels, eles ocupam a tela toda.
Não estou entendendo nada, se alguém tive algum material bem explicativo e ilustrado me passe por favor, ou se souber como posso proceder, responda o tópico.[/quote]
Uma boa referencia para o NetBeans é o “NetBeans: the Definitive Guide” você encontra em : http://www.netbeans.org/download/books/definitive-guide/index.html.
Quer um conselho
? Já que você está começando com Java, fique longe do NetBeans, lhe aconselho a inicialmente utilizar um editor de text simples + o jdk da sun (compilação e execução pela linha de comando), senão você vai acabar fazendo besteira com o NetBeans, aprendendo isso que eu lhe falei você pode tirar um melhor proveito do NetBeans.
Daí você pode iniciar com o Java Tutorial, você encontra em : http://java.sun.com/docs/books/tutorial/
como o douglas disse
é interessante primeiro começar a estudar sem usar uma IDE RAD para criar janelas e etc. É mais trabalho? claro que é, mas é bem melhor inicialmente fazer tudo na mão, para depois entender melhor o que as IDEs fazem pra você.
Sobre os seus objetos ficarem do tamanho do Frame, é lance de Layout Manager, outra coisa que é fundamental estudar antes de iniciar com Frames 
valew pelas dicas pessoal…
só mais uma coisa, pra mim criar um programa para rodar em modo console eu tenho que importar inicialmente qual classe?
Nenhum. Para ler de STDIN ou gravar STDOUT vc usa a classe System que faz parte do pacote java.lang que é automaticamente importado em qualquer programa java.
Já que é pra dar conselhos, lá vai o meu :
Usa o eclipse como seu ambiente de desenvolvimento. Tem tudo que vc vai precisar inicialmente, e conforme as necessidades vão surgindo vc vai incorporando plug-ins à ele.
Ok, vou estar baixando o Eclipse.
Estou lendo o Core Java 2…o livro é muito bom…