Dúvida Netbeans

Bom dia colegas…

Estou fazendo um projeto Java no Netbeans para interagir com terminal ibm 3270 (capturar e impostar dados), porém ao executar um teste simples recebi o seguinte printStackTrace:

java.lang.NullPointerException
[color=darkred]at com.ibm.eNetwork.beans.HOD.Terminal.addPropertyChangeListener(Unknown Source)[/color]
at javax.swing.plaf.synth.SynthPanelUI.installListeners(SynthPanelUI.java:49)
at javax.swing.plaf.synth.SynthPanelUI.installUI(SynthPanelUI.java:38)
at javax.swing.JComponent.setUI(JComponent.java:673)
at javax.swing.JPanel.setUI(JPanel.java:136)
at javax.swing.JPanel.updateUI(JPanel.java:109)
at javax.swing.JPanel.(JPanel.java:69)
at javax.swing.JPanel.(JPanel.java:92)
at javax.swing.JPanel.(JPanel.java:100)
[color=red]at com.ibm.eNetwork.HOD.common.gui.HPanel.(Unknown Source)
at com.ibm.eNetwork.beans.HOD.HODPanelBean.(Unknown Source)
at com.ibm.eNetwork.beans.HOD.HostTerminal.(Unknown Source)
at com.ibm.eNetwork.beans.HOD.Terminal.(Unknown Source)[/color]
at hod3270.Term3270.(Term3270.java:85)
at hod3270.Janela3270.(Janela3270.java:43)
at consultoria.CapturadorSISBB.iniciaRobo(CapturadorSISBB.java:41)
at consultoria.Teste$2.doInBackground(Teste.java:66)
at consultoria.Teste$2.doInBackground(Teste.java:62)
at javax.swing.SwingWorker$1.call(SwingWorker.java:278)
at java.util.concurrent.FutureTask$Sync.innerRun(FutureTask.java:303)
at java.util.concurrent.FutureTask.run(FutureTask.java:138)
at javax.swing.SwingWorker.run(SwingWorker.java:317)
at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.runTask(ThreadPoolExecutor.java:886)
at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.run(ThreadPoolExecutor.java:908)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:619)

Pela análise do StackTrace o Java nao conseguiu localizar as classes dos pacotes com.ibm.eNetwork.beans.HOD e com.ibm.eNetwork.HOD.common.gui e por conta disso não conseguiu instanciar o objeto, resultando em um NullPointerException. Estes pacotes estão em um .jar que contém a API do HOD3270 que foi adicionado à biblioteca do meu projeto.

Pelo Netbeans abri este .jar e encontrei os pacotes e classes que o Java aponta como desconhecidos, ou seja, eles estão lá só que o Java não está reconhecendo esses arquivos.

O mais curioso é que tenho no Netbeans um projeto que um colega meu enviou, e que usa este mesmo .jar (inclusive foi este que eu importei para o meu projeto), que funciona normalmente. Também exportei este projeto para o Eclipse e ele roda normalmente. Verifiquei a categoria Bibliotecas nas propriedades do meu projeto e este jar esta incluido na guia Compilar.

Estou começando a utilizar o Netbeans agora, já que ele oferece alguns recursos que me auxiliam na hora de desenvolver, só que como sou iniciante nesta IDE não estou conseguindo achar qual é o problema neste caso…não sei se é problema de configuração do meu projeto ou do Netbeans…

Espero que alguém possa me dar uma luz…

Um abraço