Pessoal
Tou com uma aplicação Swing pronta no usuario. E este pediu para fazer uma outra aplicação web para implantar em seu Site feito por terceiros.
Essa aplicação estará em seu Site e quando o seu cliente acessar o seu Site, ele vai encontrar no menu uma chamada para uma tela jsp que autenticará um usuario e senha. Após esta autenticação ser confirmada com sucesso ele chamará automaticamente um relatório com extensão jasper e trará um PDF para o cliente visualizar suas informações.
A duvida é a seguinte:
- Qual seria a melhor solução ou a melhor maneira de fazer essa aplicação ou a melhor tecnologia usada para isso?
- Será que daria certo essa parceria entre o terceiro e a minha aplicação ou meu plugins?
- Vcs já passaram por alguma situação dessa e qual foi a melhor maneira de resolver pelo lado cliente e pelo lado profissional?
a) Lado cliente do sistema - Acho q vai ser complicado pois terei que fazer uma forma de plugins e instalar no site do terceiro com a sua permissão, e não sei com fazer.
b) Lado profissional - penso em fazer uma outra aplicação Web com a autenticação de login e uma chamada para o Relatório e o meu usuário cadastraria no banco um login e senha para cada cliente que fosse acessar o relatório por browse.
- Sou iniciante em Web e estou precisando de algum tutorial ou caminho para desenvolver essa ideia? Posso fazer para qq browse essa emissão de relatório?
Grato.
Qdo eu estava começando a estudar JSP desenvolvi uma intranet p/ empresa onde colocamos uma autenticação diretamente no site, a pessoa fazia o login e era redirecionado para a intranet (fora do servidor do site), não tem muito segredo fazer isso, vc pode colocar um campo para login onde ao clicar em um botão é enviado uma chamada para um servlet q fará todo o restante do processo e depois vc envia o retorno em outra página, a única coisa q vc vai precisar do site tercerizado é q seja colocado esse campo login e senha e envie um post para seu servlet.
Não sei se é a melhor solução, mas acho q foi a mais simples e q teve menos impacto no site.
Fabio
Obrigado por ter respondido, a ideia é essa mesma que tou pensando em fazer. Só não sabia que daria certo.
O site que vai hospedar a chamada de login da minha aplicação é a Locaweb e só tenho duvida em relação ao acesso do servidor da minha aplicação. Como vc fez a sua, foi atraves de um endereço IP?, Se sim, vc pode me explicar esse passo?
Grato.
[quote=nazaocta]Fabio
Obrigado por ter respondido, a ideia é essa mesma que tou pensando em fazer. Só não sabia que daria certo.
O site que vai hospedar a chamada de login da minha aplicação é a Locaweb e só tenho duvida em relação ao acesso do servidor da minha aplicação. Como vc fez a sua, foi atraves de um endereço IP?, Se sim, vc pode me explicar esse passo?
Grato.[/quote]
então, pensando na maneira mais simples possivel:
sua aplicação ficará em um servidor web, ou ficará hospedado localmente ?
-
se ficar no servidor web, é só ir no site e colocar um botão, login, que chama a página do servidor web com tela de login e senha
-
se for ficar hospedado local, o computador precisará de IP externo, ou algum serviço como o NO-IP, e então você coloca o botão no site que redireciona para sua página.
esta era sua dúvida ?
Cara, já tem um bom tempo q fiz isso, então não me lembro dos detalhes, mas se não estou enganado foi uma requisição comum do tipo POST no submit do botão de login. A chamada foi por IP, disso tenho certeza, mas não lembro detalhes dos códigos.
Outra coisa q me lembro é q o site era hospedado na LocaWeb e a intranet ficava em um servidor próprio da empresa. Se precisar de mais detalhes me avise q tento lembrar de mais alguma coisa ou encontrar algum código dessa autenticação.