Bom dia…alguém pode me ajudar? É o seguinte…tenho um Array listaNomes[100], onde cadastro alunos e listaNotas[100][4], para as respectivas notas.
Depois, preciso imprimir o nome do aluno e a média de suas notas…tem como eu fazer isso usando o for do java 5?
tipo:
quando vc usa foreach ele percorre todo seu array ou conjunto… pq vc nao usa o for tradicional? se o seu objetivo com o for é tao “primitivo”…
T
thingol
Uma das coisas que o “for each” do Java 5 não faz é lhe retornar o índice da iteração. Se você precisa dele, então você tem de usar o “for” antigo.
O que eu percebi é que você não está usando corretamente a orientação a objetos. Você tem um array de nomes de alunos e outro com 4 notas de alunos por aluno. Você deveria definir uma classe Aluno com um campo “nome” e outro “lista de notas”. Aí você cria um array (ou List, que é melhor) de objetos da classe Aluno.
Andreia_Gusmao
Obrigada pelas dicas…
LPJava…então…eu usei mesmo o for antigo, só queria saber se no for do java 5 tinha essa possiblidade, porque nunca vi.
Thingol…realmente não estou usando OO…e o objetivo nesse exercício é esse mesmo…estou começando a ver java na faculdade esse ano, e ainda não entramos no cap. sobre OO…sei um pouco, já fiz um curso na caelum, mas quero fazer seguindo a ordem apresentada em sala de aula…
Valeu e obrigada pela ajuda…
T
thingol
OK.
A propósito, porque é que na faculdade o pessoal ainda ensina vetores primeiro e depois listas? Eu sei que uma coisa se usa para fazer a outra, mas acho que o conceito de vetores é muito matemático pro meu gosto, e é uma abstração inadequada para muitas coisas do mundo real.
Andreia_Gusmao
Concordo com vc…vetor é extremamente matemático…
Não sei como é decidido o plano de ensino da faculdade, mas na Caelum tbem é nessa ordem, o ensino do curso FJ11…primeiro Arrays e depois Listas…
Atémais....:)
sergiotaborda
thingol:
OK.
A propósito, porque é que na faculdade o pessoal ainda ensina vetores primeiro e depois listas?
Porque foi assim que aprenderam quando aprenderam a programar em fortran…?
Tb acho estranho a incapacidade de ensinar a JCF antes de array. Afinal JCF é orientada a objeto e poderia muito bem servir de exemplo de como se usam objetos.
(fora que o problema em epigrafe seria facilmente resolvido com um for-each se usar a JCF)