Dúvida no jasper

Bom dia,

Estou aprendendo a usar o jasper/iReports e encontrei uma dificuldade. tenho que fazer um relatorio que me forneça um valor de saldo conforme abaixo:

… Débito Crédito Saldo

Meu Titulo 100,00 Saldo inicial
50,00 150,00
100 50,00

sendo que Saldo é um campo calculado (com exceção do Saldo inicial) que é passado por parâmetro. o problema é que não consigo colocar o saldo inicial para somar no saldo. sendo assim o relatório está saindo
assim:

… Débito Crédito Saldo

Meu Titulo 100,00 Saldo inicial
50,00 50,00
100 -50,00

Estou usando o para este calculo uma variavel cuja informação Calculation type está setada para sum. Percebi que quando esta setado deste modo, ela não considera a informação colocada em Initial value expression.
Alguem teria uma dica ou uma alternativa para resolver este problema?
Desde já agradeço.

Cara,
faz assim:
Pega o campo onde vc vai mostrar o saldo e em texField Expression vc coloca um campo - o outro!
É meio complicado abstrair como o iReport entende essa expressão, mas da certo!

Bom,

Eu já utilizei n expressões diferentes para este calculo em Variable expression. A última é esta:

( ($V{Saldo} == null)
? $F{SaldoInicial}
:(($F{Credito}!=null) ? new Double($F{Credito}.doubleValue() * -1.0) : $F{Debito})
)

onde $V{Saldo} é minha variavel e $F{SaldoInicial} é o valor do meu saldo inicial. o relatorio faz o somatório corretamente. o unico problema é que o valor do field $F{SaldoInicial} nunca é somado. vale lembrar que foi definido no Calculation type o valor sum. Eu já tentei colocar o field $F{SaldoInicial} no Initial value expression, porém o jasper não está considerando este valor. alguem sabe o porque?

Cara, achei um exemplo:
Crie uma variavel do tipo Double, com calculation Type Nothing,
ai no expression coloque ± assim:

new Double(Double.parseDouble($F{SOMA_BONIFICACAO}+"")-Double.parseDouble($F{SOMA_OUTROS}+""))

Troque os fields que faram a conta:$F{SOMA_OUTROS}+"")) pelos seus:
Depois é só colocar o campo na tela