Dúvida no NetBeans

Estou desenvolvendo um projeto em Java e estou usando a ferramenta NetBeans, nesta tenho que fazer a conexão com o Banco de dados.
Ela pede o driver, o qual não estou conseguindo fazer ela identificar.
Se alguém puder me dar uma dica eu agradeço.

Até mais,

Leisley

Qual a versão do seu Netbeans. no 3.6, você vai em Runtime -> Databases, coim o botão direito e adiciona um novo driver com base em jar. Ele já identifica o driver para você. Se não identificar, procure na documentação do seu fornecedor do Driver.

Então, consegui esta identificação, porém no momento que vou fazer a conexão ela dá o seguinte erro:

Unable to add connection, cannot establish a connection to jdbc:mysql://localhost:8080/test using org.gjt.mm.mysql.Driver(unable to connect to any hosts due to exception: java.net.ConnectException:Connection refused: connect)

Sendo que org.gjt.mm.mysql.Driver é a própria ferramenta que fornece.

Caso alguém possa me ajudar eu agredeço.

Leisley

Teu servidor MySQL foi configurado para receber conexão na porta 8080?

Então, na minha ferramenta NetBeans o tomcat roda no localhost:8084, mas já tentei fazer esta conexão e o mesmo erro ocorre.
Como faço para saber se meu servidor Mysql está configurado para porta 8080, pois instalei o servidor com seu próprio instalador, e neste ele não solicita esta configuração.

Até mais,
Leisleu

Posso estar enganado, mas a porta padrão do MySQL é 3306. Você pode omitir a porta da string de conexão também, não?

Disclaimer:
Não conheço o MySQL e não sei em que ambiente você está rodando (você não explicou…)

Palpite:
Se você estiver usando Windows e puder baixar a ferramenta TCPVIEW do site http://www.sysinternals.com (de graça e super-bem documentada, só não tem o fonte) , você consegue saber em que portas qualquer programa está atendendo.
Ele mostra:

  • nome do executável;
  • Process ID;
  • Protocolo (TCP/UDP);
  • Endereço:porta;
  • Estado da conexão (LISTENING, ESTABLISHED etc.)
    Isso tira um monte de dúvidas. Um dia, por exemplo, instalei o Oracle em uma máquina com Tomcat, e acabei descobrindo que o Oracle também tenta escutar na porta 8080, 9090 etc. (ele tem um servidor Apache interno rodando JServ) - já viu o que aconteceu. Com o TCPVIEW eu consegui saber exatamente quem estava tentando atender em que porta.

Atenção: se ele estiver mostrando endereço:nome em vez de endereço:porta, é porque ele leu o nome da porta no arquivo \winnt\system32\drivers\etc\services (ou \windows\system32\drivers\etc\services, ou \windows\services - depende da sua versão do Windows), e mostra o nome. Por exemplo, se você tem um IIS atendendo na porta 80, aparece como “http” e não como “80”.

Se você estiver usando o Linux ou o Unix, você tem a ferramenta netstat (nem todos os usuários podem usar o netstat diretamente; se você estiver logado como root, consegue usar o netstat).

netstat -an

vai mostrar um monte de portas, só não diz qual é o nome do executável que está em “LISTENING”…

Obrigada pessoal, o erro foi descoberto. Realmente a porta era 3306 ao invés de 8080.

Até mais,

Leisley

[quote=“Leisley”][color="#444444"]Então, na minha ferramenta NetBeans o tomcat roda no localhost:8084, mas já tentei fazer esta conexão e o mesmo erro ocorre.
Como faço para saber se meu servidor Mysql está configurado para porta 8080, pois instalei o servidor com seu próprio instalador, e neste ele não solicita esta configuração.

Até mais,
Leisleu[/color][/quote]

:?

Testa o q o cara falou… Pode ser q vc tenha outro processo utilizando a porta !

Opa!

Nao vi q vc jah tinha resolvido!

:oops: