Pessoal, estou fazendo a documentação de um programa Agendamento de consulta médica, estou criando o DER… tenho dúvidas de como pode ser verificado os horários disponíveis… provavelmente isso fica na tabela consulta ne ? Então nessa tabela irei ter hora , data … e mais o que ? como posso verificar hora e data disponível ?
Dúvida no programa agendamento consulta médica, como verificar horáriosdisponíveis?
6 Respostas
Bom, na sua tabela consulta você provavelmente terá a data, a hora, e o código do paciente da consulta que deve ter um relacionamento com a tabela paciente.
Para verificar se a data e a hora está disponível basta fazer um select pela data e hora. Se você encontrar algo a data e hora já foram selecionadas então, você pode procurar pela próxima hora que esteja livre naquela data ou então, procurar por datas livres para informar alternativas ou também, se o cliente selecionar um determinado horário, como por exemplo no período da manhã você pega as datas livres que possuam estes horários livres. Claro que você também vai ter que especificar que se uma consulta dura 30 minutos não poderá haver outra consulta nesse período.
Ex. consulta inicia as 15h então, não pode ter uma consulta as 15h15 por exemplo.
Isso tudo depende do seu sistema e da sua idéia de prover funcionalidades para o cliente.
…
horas depende do banco de dados em si. Geralmente tem um tipo date ou timestamp do próprio banco de dados que pode ser usado para armazenar esse valor.
RG, CPF, telefone até pode ser como varchar
ok, valeu …
…
…