Dúvida no selectOneMenu JSF

4 respostas
joca_java

Pessoal, eu sei que para popular um selectOneMenu, eu tenho que criar antes, um selectItem e passar uma chave e o valor certo?

Beleza… visualizo perfeitamente meu combo…

O problema é na hora de pegar o que o usuário selecionou… Coloquei como sendo a chave, um objeto… e tento fazer um CAST,
mas o que ele me tras, é a referencia desse objeto (String). E dá erro de cast… CLARO!

Gostaria de saber se o selectOneMenu já não faz a conversão direta.

Ou terei que realmente passar uma Chave ( ID por exemplo) e a descrição?

Tem como ele me trazer um objeto ao invés dessa chave?

Valeu!!!

4 Respostas

Jair_Rillo_Junior

Ola Joca,

Infelizmente o que você quer não tem jeito.
Na verdade, isso é uma “limitação” do proprio HTML, porque um selectOneMenu, nada mais é que um campo <input type=“select” no HTML. E esse tipo de campo só envia para o servidor a sua “chave”.>

joca_java

Beleza ManchesteR… mas me diz outra coisa…

nesse caso no meu backbean eu teria que colocar por exemplo uma propriedade pra obter o id de um cliente (digamos que meu combo fosse um combo de cliente e nele estaria o ID e o NOME):

public class Cliente{
   private long idCliente; //esse seria o valor que eu pegaria do meu combo???

...

//getters e setters
}

Seria dessa forma então??

Valeu mesmo cara!! []´s

Jair_Rillo_Junior

Poderia ser do jeito que você disse sim, sem problema algum, mas isso depende da implementação e arquitetura de cada projeto.

O importante saber que ele retorna sempre a CHAVE.

joca_java

ManchesteR:
Poderia ser do jeito que você disse sim, sem problema algum, mas isso depende da implementação e arquitetura de cada projeto.

O importante saber que ele retorna sempre a CHAVE.

Nesse caso acho que para eu retornar um objeto completo eu teria que criar um conversor né??

Mas de qualquer forma valeu pela ajuda cara!

[]´s

Criado 25 de outubro de 2007
Ultima resposta 25 de out. de 2007
Respostas 4
Participantes 2