Consegui fazer o webwork funcionar, criei alguns exemplos e agora me pintou uma dúvida.
Qual o melhor lugar para persistir os objetos cujos valores são carregados de um form, imagino que eu poderia chamar um método de persistência do próprio objeto na página de sucesso, mais gostaria de ouvir a opinião de quem já trabalha ou conhece o webwork…
Ainda tenho uma dúvida não tão importante, como faço para trabalhar com os labels? Por exemplo o label em um textfield (obrigatório), sempre vem antes do campo seguido por dois pontos, como faço para colocá-lo em uma tabela, ou seja, separá-lo do campo?
você deve persisti-los exatamente onde eles ficarão, se o form representa dados de um banco de dados, no banco, se representa informações de um serviço de diretórios, nele e assim por diante.
Quando os dados são só transitórios faça um wizard com form mesmo e o webwork vai preenchendo os campos do form pra você.
O Webwork é baseado em templates … pra você alterar o padrão crie um diretório “template/xhtml” e crie os tamplates, pra saber quais e ter uma base dentro do jar existe esse diretorio, extraia e faça a festa :lol:
entonces … a hora certa é “depois que os dados forem manipulados” ehehehe … ou seja, após o execute vc faz tudo que tem que fazer e persiste eles antes do return … nao tem muitas opcoes aqui.
Estou tentando utilizar a validação através de arquivos XML mais estou com dificuldades, criei o arquivo meuBean-validation.xml, verifiquei a sintaxe através de exemplos, mais o ww está ignorando a presença do validator, alguem sabe oque eu posso estar fazendo errado? Preciso de alguma configuração extra??Ou algum método no Action…
Se na sua Action tiver um bean Usuario, voce vai acessar as propriedades de usuario assim: usuario.nome, usuario.email.
Mas se a Action implementar ModelDriven significa que você pode acessar as propriedades diretamente, somente nome e fone, isto porque você é obrigado a implementar o método getModel() que retorna sua classe de model…
[quote=“ricardolecheta”]Se na sua Action tiver um bean Usuario, voce vai acessar as propriedades de usuario assim: usuario.nome, usuario.email.
[/quote]
E aí como eu valido esse bean Usuario, já que ele não faz parte da action?
[quote=“ricardolecheta”]
Mas se a Action implementar ModelDriven significa que você pode acessar as propriedades diretamente, somente nome e fone, isto porque você é obrigado a implementar o método getModel() que retorna sua classe de model…[/quote]
Como assim acessar diretamente? Você quer dizer que meu próprio bean é a action?
o Usuario é um atributo na sua Action, então faz parte da Action.
Para acessar os atributos desta action você acessa como “teste” e como “usuario.nome” , “usuario.fone”.
[code]public class UsuarioAction implements Action
{
private String teste;
private UsuarioVO usuario = new UsuarioVO();
// get/set
[/code]
quando você fizer “usuario.nome” o WebWork faz getUsuario().getNome().
se implementar ModelDriven, para acessar o nome do usuário você não precisa fazer “usuario.nome”, basta acessar diretamente como “nome”.
Isto porque você implementou o método getModel() e o WebWork sabe que o bean é o Usuario.