Bom dia Galera,
Seguinte tenho uma aplicação rodando em java e utilizo o vraptor como framework (MVC).
Comecei a estudar o nodejs e achei seus recursos muito interessantes e queria utilizá-los em minha aplicação.
Então desenvolvi um pequeno chat em node e gostaria de saber se é possivel eu realizar uma comunicação do meu jsp com o servidor node e vice-versa.
Lembrando que nesse caso tenho a minha aplicação nodejs rodando na porta 8084 e o tomcat na porta 8080.
Para que eu utilize os recursos do node toda a minha aplicação deveria ser feita em node js ?
[quote=windsofhell]Eu nao vejo nenhuma razao para nao funcionar. Se os seus servicos (nodejs) estao rodando eh soh fazer um request e consumir o servico.
//Daniel[/quote]
Bom dia Daniel,
Estou inserindo a seguinte linha dentro do meu jsp porem a conexão via socket.io não está sendo concretizada.
<script src="/socket.io/socket.io.js"></script>
// Criando uma conexão Socket.io com servidor.
var socket = io.connect('http://localhost:8084');
Na verdade não quero fazer uma requisição propriamente dita e sim uma comunicação via socket.io, para enviar e receber as mensagens do chat dentro do meu jsp.
Poderia me dar um exemplo de como realizar essa comunicação ?
[quote=rodrigo_rca3][quote=windsofhell]Eu nao vejo nenhuma razao para nao funcionar. Se os seus servicos (nodejs) estao rodando eh soh fazer um request e consumir o servico.
//Daniel[/quote]
Bom dia Daniel,
Estou inserindo a seguinte linha dentro do meu jsp porem a conexão via socket.io não está sendo concretizada.
<script src="/socket.io/socket.io.js"></script>
// Criando uma conexão Socket.io com servidor.
var socket = io.connect('http://localhost:8084');
Na verdade não quero fazer uma requisição propriamente dita e sim uma comunicação via socket.io.
Poderia me dar um exemplo de como realizar essa comunicação ?[/quote]
Agora eu entendi o que vc quer fazer, aqui tem um topico interessante que talvez ajude.
Utilizei sockets, pois no exemplo que vi o node utiliza essa api para comunicação com os browsers clientes.
É possível utilizar webservice em conjunto com nodejs? ou para utilizá-lo terei que descartar a utilização do node?
Se existir pode me passar algum tutorial onde possa aprender como utilizar webservice dentro node ?
Desde já agradeço a atenção.
[quote=rodrigo_rca3][quote=windsofhell]
Tem alguma razao especifica em usar sockets ??? Porque nao instalar webservice e disponibilizar services REST ??
[/quote]
Utilizei sockets, pois no exemplo que vi o node utiliza essa api para comunicação com os browsers clientes.
É possível utilizar webservice em conjunto com nodejs? ou para utilizá-lo terei que descartar a utilização do node?
Se existir pode me passar algum tutorial onde possa aprender como utilizar webservice dentro node ?
Desde já agradeço a atenção.
[/quote]
Eu acho que isso eh exatamente o que vc esta querendo fazer.
ps: verifique tambem se o socket.io.js esta sendo carregado corretamente, vc pode fazer isso olhando a tab “Net” no firebug.
Então Daniel, dentro do server do node possui um arquivo chamado index.html que é o arquivo que o nodejs retorna para os clientes após realizar a requisição, se eu fizer essa conexão via socket dentro do index.html funciona corretamente.
Porem precisava chamar realizar essa conexão via socket de dentro do meu jsp (minha aplicação java) com o servidor do nodejs é ai que ocorre o problema.