[Duvida:] O uso do Template Spring é muito viavel?

4 respostas
O

Boa tarde pessoal. Estou lendo a respeito do Spring e depois de alguns erros bati com uma comparacao. O uso de classes Templates como HibernateTemplate que é a que estou usando no momento serve para executar operacoes que sao comuns entre varios objetos. Como por exemplo operacoes CRUD. Se eu estiver errado favor me avisem. Levando em consideracao que esta minha informacao esta correta eu vou me livrar das interfaces e classes genericas como por exemplo a conhecida “GenericDAO” e “GenericDAOImpl” que nada mais nada menos executam operacoes que sao comuns entre objetos distintos. Com base nisso surge estas duvidas:

1- O uso do Template é viavel?
2 - Se usar Template eu nao me amarro a codigos referentes a um framework em especifico?

Obrigado pela ajuda de todos.

4 Respostas

L

Suas perguntas são típicas daquelas consultorias conservadoras. Vou explicar as duas palavras que você citou:

1- Viável: indica se algo é possível de se realizar ou de acontecer, mas na prática é uma frase comum usada por arquitetos de consultoria para não fazer algo que não conhece ou que traz atritos com clientes. Exemplo:

• Chefe, que tal se a gente usar Ruby on Rails para ganharmos agilidade?
  • Nem pensar, isso não é viável.

Pra mim, se você pode usar o template sem problemas, é viável.

2- Amarrar: prender algo de maneira que não se solte, mas na prática é uma frase comum usada por arquitetos de consultoria para não fazer algo que não conhece ou que traz atritos com clientes.
Exemplo:

• Chefe, que tal se a gente usar Test Driven Development para melhorar nossa qualidade de código?
  • Não dá, vamos ficar amarrados ao JUnit.

Amarração é coisa ideológica, é uma palavra que sempre traz sentimentos negativos, apesar de, na prática, precisamos fazer uma análise pra saber se a “amarração” é bom ou ruim.
Usar o template requer, óbvio, que você tenha dependência do Spring, mas isso talvez não seja um problema.

Giulliano

omaisnormalbaba eu acho que o uso de templates é uma boa prática…Primeiro pq é um Design Pattern (GoF) e ele segue a risco a orientação a objetos. Diferente de alguns GenericsDAO que eu tenho visto por aí.

Quanto ao acoplamento. Acho que todo código é acoplado a alguma coisa, se vc esta usando hibernate sua aplicação é desacoplada de Bando de Dados mas fica acoplada ao Hibernate, aí eu te pergunto qual dos dois é menos vantasojo ???

O Spring tem umas sacadas legais, embora eu não conheça afundo, sua idéia foi trazer as boas práticas da OO para o Java, se vc não quiser usar o template deles crie o seu…só vai dar mais trabalho.

O

Caro Leonardo3001 .
Fiz estas questoes porque estou aprendendo agora e como sou uma pessoa que antes de fazer determinada coisa sempre pergunto para quem sabe se esta errado ou nao perguntei para voces. Agradeco muito a sua opiniao e sinceramente adorei o seu comparativo…hehehheeheh…

Ate mais …

O

caro Giulliano .
Apenas para a fins de uso mesmo. Ja que voces sao mais experientes que eu… Agradeco a sua ajuda…

Ate mais meu amigo…

Criado 14 de abril de 2008
Ultima resposta 14 de abr. de 2008
Respostas 4
Participantes 3