Galera estou fazendo um projeto com as seguintes classe: Companhia aerea, aeronavave, voo, passagem e cliente. Estou com dificuldade para saber em que clase colocar o metodo para o cliente comprar uma passagem, alguém tem algum opinião? Obrigado!
Dúvida onde fazer metódo
P
4 Respostas
Quando você compra uma passagem aérea, você compra de quem?
a) Você vai até o guichê da companhia aérea e compra a passagem;
b) Você vai até a aeronave e compra a passagem diretamente do piloto;
c) A passagem aérea cai na sua cabeça, fruto do voo uma outra aeronave qualquer;
d) Como cliente, você vai até a companhia aérea e compra a passagem.
Note que existem 2 respostas bastante plausíveis. A reposta a) e a d).
Para decidir entre elas, você precisa olhar para o foco do seu sistema. Você quer:
a) Controlar a companhia aérea;
b) Fazer um sistema para controlar os gastos do cliente.
Quando você compra uma passagem aérea, você compra de quem?a) Você vai até o guichê da companhia aérea e compra a passagem; b) Você vai até a aeronave e compra a passagem diretamente do piloto; c) A passagem aérea cai na sua cabeça, fruto do voo uma outra aeronave qualquer; d) Não precisa comprar, você mesmo como cliente fabrica sua própria passagem.A resposta dessa pergunta é também a resposta da sua.
Sim! Mas o Cliente compra a passagem, independente de quem seja! Acredito que o método comprar seja do cliente. No caso ele compra da companhia area. Então
cliente.comprarPassagemDe(companhiaArea) Só que a companhia area também vende a passagem para o cliente. Então a logica poderia ser também:
companhiaArea.venderPassagemPara(cliente)
Eu estava corrigindo a resposta no exato momento em que você estava postando.
P
Obrigado!
Criado 17 de abril de 2013
Ultima resposta 18 de abr. de 2013
Respostas 4
Participantes 3