Duvida OO(Classes)

3 respostas
darkpizza

Olá,
Estou iniciando com Java e OO, e tenho uma dúvida, se crio uma classe principal e crio 3 subclasses a partir desta, quando eu criar um objeto baseado em uma das subclasses, este objeto vai ter os atributos/métodos da subclasse mais os atributos/métodos da classe principal.

Obs: os atributos da Classe Principal seriam Protegidos.

Flw 8)

3 Respostas

cv1

Essa eh uma pergunta que se resolve facilmente escrevendo um teste :slight_smile:

bcartaxo

Verifique se as 3 classes passam no teste É-UM, esse é um bom caminho para saber se essas 3 classes realmente têm a semaântica para herdar da principal q vc diz. Quanto a principal ter seus campos protected é questionável, obviamente q existem situações q desaja-se ter campos protected e até public, porém via de regra atributos de uma classe devem ser encapsulados, ou seja private, o acesso se dá pelos getters and setters. Para vc q está aprendendo OO, fica essa dica, encapsulamento é um dos pilares da POO.

Mas fala mais dessas tuas classes q a gente pode ver se faz sentido ou n ter os campos protected.

abraço kra

sergiotaborda

darkpizza:
Olá,
Estou iniciando com Java e OO, e tenho uma dúvida, se crio uma classe principal e crio 3 subclasses a partir desta, quando eu criar um objeto baseado em uma das subclasses, este objeto vai ter os atributos/métodos da subclasse mais os atributos/métodos da classe principal.

Obs: os atributos da Classe Principal seriam Protegidos.

Versão simples:Se os attributos da classe mae são protegidos, então sim, eles estarão na classe filha junto com os da filha.

Versão extendida: Se vc criar um attributo na classe filha que é igual ao da classe mae, ele fará sobra (shadowing) sobre o da classe mae. Isso significa que vc tem que ter cuidado com os nomes dos atributos da classe filha. A menos, claro que o seu objetivo seja mesm fazer shadowing.

Criado 1 de julho de 2007
Ultima resposta 1 de jul. de 2007
Respostas 3
Participantes 4