Dúvida OO

3 respostas
J

Galera … uma dúvida cruel … ou melhor dúvidas cruéis …

1. Qdo eu eu herdo uma classe eu crio a relação “é um” …
    public class1 extends class2 … entao class1 é um class2

Qdo uso:
    public class1 implements class2 … a relação “é um” também é válida ?

2. A função das interfaces é somente obrigar a implementação de alguns métodos na classe que implementa interface ?

3. Eu não posso criar um objeto diretamente a partir de uma interface, posso ?

valeu

3 Respostas

Bani
  1. Quando você usa uma interface normalmente até dá pra dizer “é um” também, mas diferentemente da herança das classes, a função da interface é mais de um “protocolo” que a classe vai seguir.

2. Normalmente ela obriga a implementação de alguns métodos, com o objetivo de poder utilizá-la como se fosse uma super classe, assim na hora de declarar uma variável de um objeto, por exemplo “List lista = new ArrayList()”, pode ser usada a interface List na variável deste objeto ArrayList, e se depois você resolver que ao invés de ArrayList seria melhor utilizar LinkedList, fica bem mais fácil de dar manutenção no código.
    Mas além disso há algumas interfaces em que a principal função é indicar uma propriedade da classe necessária para o funcionamento de algumas outras coisas, como é o caso da Serializable.

3. Não. Interfaces são um pouco como classes abstratas, com a diferença de que não é possível implementar os métodos e não são restritas a herança simples.

Paulo_Silveira

O bom programador java abusa de interfaces! Com isso, as chances do seu objeto poder ser utilizado por outros é muito grande!

J

Não entendi muito bem sua colocação Paulo … poderia explicar melhor ?

Criado 8 de janeiro de 2003
Ultima resposta 8 de jan. de 2003
Respostas 3
Participantes 3