Duvida OPE Faculdade

4 respostas
L

Bom dia Pessoal,

Peço desculpas caso não esteja perguntando no lugar certo.

Estou fazendo um trabalho na faculdade e o tema é Celulares da marca Nextel como sei que são poucas opções de marcas que trabalham com eles, resolvi abordar esse tema. O meu problema é saber em qual formato é salva a agenda do celular pelo que ja avaliei existem os modelos padroes e os modelos mobile? Pois o sistema que estamos construindo é para uma empresa que presta serviços para esta operadora.
Andei consultando e descobri que mobile salva com mesmo formato de e-mail acho que .pst mas o outro pode ser xml etc não consegui descobrir isso. A minha duvida é saber se alguem ja fez isto, e tambem saber se existe um metodo em java que faz isso ou seja que acesse um dispositivo de E/S e leia o arquivo que tenha a extensão nesses formatos e e salve isso em agum lugar?

Caso não tenham entendido estarei a disposição para esclarecer melhor.

Muito obrigado a todos.

4 Respostas

davidbuzatto

Rapaz, vc não pode mudar seu tema não?
Sei lá, falar de uma marca eu achei muito estranho, mesmo que seja pouco usada. Não acho uma justificativa válida.
Será que não seria mais válido vc falar de todos um pouco?
O que o seu orientador falou sobre isso???

L

Davi primeiramente obrigado pelo retorno.

Então na realidade o foco do trabalho é desenvolver uma ferramenta que gerencie uma empresa. Por ex cadastra cliente , exclui, altera, pesquisa,inclui forma de pagamento e seus derivados porem uma das coisas que o orientador falou foi que o nosso sistema não pode ser igual a todos os outros, você deve inovar o seu cliente deve ter um diferencial. Então o que pensamos foi disponibilizar ao cliente via loggin e senha o backup de sua agenda…

Você conhece alguma outra alternativa de inovação? Estou aberto a sugestoes.

Obrigado

davidbuzatto

Olá,

Então, hoje a moda é falar de Android, por ser um sistema operacional gratuito, de código aberto, baseado em Linux e apoiado por grandes empresas (Google, Motorola, LG, Samsung, etc.). Eu particularmente gosto bastante. Pq não fazer em Android? Tem bastante bibliografia disponível.

Quanto à inovação, seu trabalho de conclusão (é um trabalho de conclusão?) não precisa ser necessariamente novo. Quem tem compromisso com ineditismo é quem esta fazendo mestrado ou doutorado, sendo que no doutorado o compromisso é muito maior que no mestrado.

Agora uma pergunta quanto ao seu sistema. Você falou de desenvolver um sisteminha de cadastro. Beleza, isso é relativamente fácil quando a persistência é realizada no aparelho, mas sendo dessa forma, o sistema acaba sendo um pouco “inútil”, pq os dados dele vão estar sempre centralizados no dispositivo. O que você pensa em fazer para resolver isso? Pensa em fazer um backend que armazene os dados e acessá-lo via Web Services? Só nisso, você já vai ter uma boa quantidade de trabalho e ao meu ver já vale como um TCC.

[]´s

L

Davi,

Esse Sistema é para a empresa a aplicação não será feita nos aparelhos. O sistema da empresa que vai rodar em desk. Comentei sobre marcas porque o sistema conterá por ex o campo marca e modelo ou seja o sistema ja carregará por marca todos os modelos relacionados. Não há nada de inovador nisso acredito eu inclusive ter isso pronto por ai. O sistema é passivo, so receberá dados e armazenará informações isso se ja estiver funcionando já é quase que o trabalho pronto. a incovação que comentei é o sistema de alguma forma interagir com aparelhos ex o sistema ter um campo backup onde colocando o cabo de transferencia de dados fará o backup da agenda do cliente e armazenará esses dados junto aos seus dados ja cadastrados no sistema. E o cliente no caso poderá ter o beneficio caso fique sem celular de obter sua agenda no site da empresa com loggin e senha .

So isso. Não vamos entrar no merito do SO do aparelho entendeu? Porque ai já entra na parte de aplicativo etc e isso muda de aparelho para aparelho e ai realmente seria um trabalho para avançados mesmo.

O trabalho é de conclusão de curso de Graduação apenas…Bem simples mesmo.

Não sei se por ex para disponilizar isso ao cliente via web seria dificil interagir essa funcionalidade do sistema com o site da empresa por ex…Ou se melhor eu dizer que vamos efetivar o backup e enviar o cliente por e-mail por ex pensando que o tamanho do arquivo não deve ser muito grande.

Então a dificuldade é apenas saber como eu farei para resgatar os dados? Que tipo de função mobile em java faz isso? porque aparelhos que não são smarth são todos padroes na saida de dados…

Obrigado novamente

Criado 30 de setembro de 2010
Ultima resposta 30 de set. de 2010
Respostas 4
Participantes 2