Dúvida Orientação

Salve galera!

Estou com uma dúvida e gostaria de uma luz para solução de um problema.
Estou desenvolvendo um sistema web e já criei a servlet de login dos clientes q acessam o sistema. Poré gostaria de implementar na mesma tela o login do funcionario também.
Alguem poderia me dizer de modo resumido e de fácil compreensão como posso fazer isso??
Aproveitando gostaria de uma breve explicação sobre as classes persistentes e não persistentes. Sou iniciante em java, já estudei muito sobre o assunto mas a idéia de Orientação a objetos ainda não está fixa.
No meu sistema criei a classe cliente e funcionario. Sei que poderia criar uma classe abstrata pessoa e depois herdar tudo. Tambem poderia criar uma interface para implementar o login para o cliente e para o funcionario para que ambos sejam usuários com opção de login.
Como é meu primeiro sistema ainda não tenho essa visão completa e tenho muitas dúvidas principalmente pelo banco de dados.

Agradeço qualquer ajuda!

É no select do login que vc vai verificar se o usuário é cliente ou funcionario.

sql = select user from usuario user.nome;

if(sql.equals("cliente") coisas de cliente; else coisas de funcionario;

Vc vai utilizar algum framework para pesistencia ou vai utilizar JDBC?

Seria uma boa prática se usasse um framework MVC para te auxiliar:

Seria mais ou menos assim (que eu faria[muito resumidamente])

WEB(Servlets, Actions, …) > Model(suas classes de negócio) > DAO (sua camada de acesso ao banco)

quanto a O.O. acho que o melhor jeito seria (denovo o que EU faria)

Usuario tem Pessoa que é Funcionario ou Cliente

quanto aos frameworks recomendo o vraptor ou o mentawai (vai levar dois dias para aprender os dois juntos)

Obrigado pelas dicas.

Minhas fontes de estudo são o Deitel Vol 6, e as apostilas da caelum.