Dúvida Orientação

Salve galera!

Estou com uma dúvida e gostaria de uma luz para solução de um problema.
Estou desenvolvendo um sistema web e já criei a servlet de login dos clientes q acessam o sistema. Poré gostaria de implementar na mesma tela o login do funcionario também.
Alguem poderia me dizer de modo resumido e de fácil compreensão como posso fazer isso??
Aproveitando gostaria de uma breve explicação sobre as classes persistentes e não persistentes. Sou iniciante em java, já estudei muito sobre o assunto mas a idéia de Orientação a objetos ainda não está fixa.
No meu sistema criei a classe cliente e funcionario. Sei que poderia criar uma classe abstrata pessoa e depois herdar tudo. Tambem poderia criar uma interface para implementar o login para o cliente e para o funcionario para que ambos sejam usuários com opção de login.
Como é meu primeiro sistema ainda não tenho essa visão completa e tenho muitas dúvidas principalmente pelo banco de dados.

Agradeço qualquer ajuda!

É no select do login que vc vai verificar se o usuário é cliente ou funcionario.

sql = select user from usuario user.nome;

if(sql.equals("cliente") coisas de cliente; else coisas de funcionario;

Vc vai utilizar algum framework para pesistencia ou vai utilizar JDBC?

Seria uma boa prática se usasse um framework MVC para te auxiliar:

Seria mais ou menos assim (que eu faria[muito resumidamente])

WEB(Servlets, Actions, …) > Model(suas classes de negócio) > DAO (sua camada de acesso ao banco)

quanto a O.O. acho que o melhor jeito seria (denovo o que EU faria)

Usuario tem Pessoa que é Funcionario ou Cliente

quanto aos frameworks recomendo o vraptor ou o mentawai (vai levar dois dias para aprender os dois juntos)

Obrigado pelas dicas.

Minhas fontes de estudo são o Deitel Vol 6, e as apostilas da caelum.
Tô seguindo as apostilas bem passo a passo mesmo. Cheguei até a parte de servlets, onde para cada ação de um form no meu sistema crio uma servlet. Comecei a ler sobre MVC e hibernate, mas acho que não iria dar tepo de aprender e depois criar. Tenho mais ou menos duas semanas pra entregar o sistema.
Claro que depois vou estudar tudo com mais calma mas por enquanto estou usando jdbc mesmo e os DAO’s.

Por enquanto tenho duas classes em java e as duas tabelas no banco: Cliente e Dependente, relacionadas.
Como queria incluir o Funcionario, percebi que aí q a orientação a objetos dá uma força.
Por isso queria refazer a lógica, incluindo uma classe abstrata pra não ter este tipo de problema.
Vi em um tutorial onde ele usou a classe pessoa e a classe endereço… onde aluno e professor herdavam de pessoa.
Mas como ficaria no banco de dados eu não consegui entender. Pra mim bastaria entender como funciona essa diferenciação de classes em java das tabelas no banco que correria atras do resto.

Alguem tem mais alguma contribuição??