Dúvida para fazer uma consulta SQL [RESOLVIDO]

8 respostas
mamangava

Boa tarde a todos,

preciso fazer uma consulta no Microsoft SQL Server 2005 e não estou conseguindo, gostaria da ajuda de vocês.

Segue abaixo o código que comecei a escrever:

select atendimento.id, data_hora_senha, senha, na_fila, atendimento.mesa_id_fk, atendimento_inicio, atendimento_fim 
from atendimento, mesa, mesa_servico where mac = 'SD-F1-SA-3F-4E-56' and mesa.id = mesa_servico.mesa_id_fk and 
atendimento.senha like 'servico.servico%'

O problema meu é no final do código, [color=red]‘servico.servico%’[/color].
Onde servico.servico é a coluna servico da tabela servico, que neste caso é um char de 1 dígito.
E eu preciso buscar esse digito no começo da coluna senha da tabela atendimento.

Então é isso,

Atenciosamente,

Rafael Souza e Silva.

8 Respostas

Rodrigo_Sasaki

do jeito que está ele não creio que ele esteja olhando em tabelas…

ele está procurando algum texto que comece com ‘servico.serivico’

mamangava

Então, eu tentei colocar fora das aspas simples tbm e não deu certo…
você sabe algum jeito de fazer essa consulta?!?!

pmlm
select atendimento.id, data_hora_senha, senha, na_fila, atendimento.mesa_id_fk, atendimento_inicio, atendimento_fim 
from atendimento, mesa, mesa_servico where mac = 'SD-F1-SA-3F-4E-56' and mesa.id = mesa_servico.mesa_id_fk and 
SUBSTRING(atendimento.senha, 1, 1) = servico.servico
drsmachado

Camarada, vamos fazer como o Jack faria, por partes

Acima, você diz que quer buscar os dados id, mesa_id_fk de atendimento, data_hora_senha, senha, na_fila, atendimento_inicio e atendimento_fim. Correto?

from atendimento, mesa, mesa_servico

Acima, diz que isto deve vir de atendimento, mesa e mesa_servico (não existe indicação à nenhuma tabela com nome servico)

Acima, indica que o campo mac deve ser igual ao dado fixado, o id da mesa deve ser igual à fk mesa_id_fk, de mesa_servico.

atendimento.senha like 'servico.servico%'

E que o campo atendimento.senha QUE NÃO ESTÁ NA CHAMADA DO SELECT deve ser igual a qualquer coisa que contenha servico.servico no começo (pode ser servico.servico. até servico.servicofdgdfggfhfhghfghggj).

1, se vai utilizar a chamada atendimento.id faça-o para todas as colunas e tabelas que está fazendo busca.
2, Use algum tipo de JOIN, de acordo com a tua necessidade
3, Se servico é uma tabela, trate-o como tal.

mamangava

Vamos lah drsmachado…

Em relação a sua primeira pergunta a resposta esta correta… essas colunas q estou buscando na verdade são todas as colunas da tabela atendimento.

Realmente eu não tinha percebido que a tabela serviço nao estava sendo indicada… obrigado…

Você só num entendeu uma coisa… o q eu queria é q ond está o ‘servico.servico%’ eu queria q a coluna servico da tabela servico entrasse na consulta
para pesquisar na coluna senha da tabela atendimento … num sei se consegui te explicar melhor… mais enfim… consegui resolver com a dica do pmlm
com o eskema da substring e tbm com a sua dica d q eu havia eskecido de indicar a tabela serviço…

Então é isso galera…

vlwssss

Rodrigo_Sasaki

só um detalhe… é o primeiro post que você tem que editar pra adicionar o [RESOLVIDO], senão não vai aparecer na lista dos tópicos :wink:

mamangava

HEHEH… nem tinha prestado atenção nisso kra…

vlwss

:smiley:

pmlm

mamangava:
consegui resolver com a dica do pmlm
com o eskema da substring e tbm com a sua dica d q eu havia eskecido de indicar a tabela serviço…

Nem tinha reparado que faltava a tabela. Simplesmente adicionei o substring :slight_smile:

Criado 6 de junho de 2011
Ultima resposta 6 de jun. de 2011
Respostas 8
Participantes 4