dúvida para importar classes de outro projeto no netbeans

Boa noite a todos.

Estou estudando a apostila da Caelum FJ-21, e no curso utilizamos o Eclipse, só que sou adepto do Netbeans. Criei um projeto Java nomeado jdbc, e um projeto web nomeado jspteste.

O problema que estou encontrando, é que com o Eclipse, usando Ctrl+espaço, aparecem os imports necessários. Estou me enrolando para fazer esses imports no Netbeans. Já copiei o jar do projeto jdbc para a biblioteca do jspteste.

Espero que possam me ajudar. Obrigado.

Olá, no netbeans quando você digitar um código que precise de import ficará uma lampadazinha no canto esquerdo da linha onde necessita de import.
Click encima dessa lampadazinha e ele irá mostrar as opções de import disponíveis.

Espero ter ajudado.

Você pode utilizar alt+enter para visualizar as possíveis soluções do problema encontrado na linha que contém a ‘lampadazinha’.
Lembrando que o cursor deve estar na linha desejada.

[quote=marcusluiz83]Boa noite a todos.

Estou estudando a apostila da Caelum FJ-21, e no curso utilizamos o Eclipse, só que sou adepto do Netbeans. Criei um projeto Java nomeado jdbc, e um projeto web nomeado jspteste.

O problema que estou encontrando, é que com o Eclipse, usando Ctrl+espaço, aparecem os imports necessários. Estou me enrolando para fazer esses imports no Netbeans. Já copiei o jar do projeto jdbc para a biblioteca do jspteste.

Espero que possam me ajudar. Obrigado.[/quote]

No NetBeans tbm, é só enquento vc estiver digitando apertar control + espaço q ele coloca os imports pra vc

Salve…

Galera, fiz alguma M então. Eu já sabia desse import pela lampadazinha, mas nesse caso, aparecem apenas aquele círculo vermelho com uma exclamação.

Olhem o código:

[code]

<%
    ContatoDAO dao = new ContatoDAO();
    List<Contato> contatos = dao.getLista();

for (Contato contato : contatos){
        %>

<li><%=contato.getNome()%>,<%=contato.getEmail()%>:<%=contato.getEndereco()%></li>

<%
        }
    %>

</ul></html>[/code]

O erro:

[code]init:
deps-module-jar:
deps-ear-jar:
deps-jar:
library-inclusion-in-archive:
Copying 1 file to /home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/web/WEB-INF/lib
library-inclusion-in-manifest:
compile:
compile-jsps:
Compiling 1 source file to /home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/classes
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/src/org/apache/jsp/lista_002dscriptlet_jsp.java:57: cannot find symbol
symbol : class ContatoDAO
^
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/src/org/apache/jsp/lista_002dscriptlet_jsp.java:57: cannot find symbol
symbol : class ContatoDAO
^
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/src/org/apache/jsp/lista_002dscriptlet_jsp.java:58: cannot find symbol
symbol : class List
List contatos = dao.getLista();
^
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/src/org/apache/jsp/lista_002dscriptlet_jsp.java:58: cannot find symbol
symbol : class Contato
List contatos = dao.getLista();
^
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/src/org/apache/jsp/lista_002dscriptlet_jsp.java:60: cannot find symbol
symbol : class Contato
for (Contato contato : contatos){
^
5 errors
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/nbproject/build-impl.xml:483: The following error occurred while executing this line:
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/nbproject/build-impl.xml:231: Compile failed; see the compiler error output for details.
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 1 segundo)

[/code]

O arquivo jar do projeto jdbc deve ficar na pasta “Bibliotecas”, certo? Não sei o que pode ser.

Em qual linha exatamente fica com aquele círculo vermelho com uma exclamação ?

aproveitando o topico
como faço pra importar uma classe minha
por exemplo
toda vez quando to constrindo um projeto especifico, tenho q ta sempre criando as mesmas coisa
como exemplo de GUI
sempre crio o JFrame, JPanel etc
existe como eu ja deixar essas classes criadas, e importa-las quando eu precisar
tipo:
import MinhaClass.java
vlw

o círculo aparece nas linhas 4, 5 e 7.

Você precisa colocar os imports das classes ContatoDAO, Contato e do List.
Mais ou menos assim. Altere de acordo com o seu projeto

<%@page import="nomedopacote.Contato"%>
<%@page import="nomedopacote.ContatoDAO"%>
<%@page import="java.util.List"%>

Qualquer dúvida é só perguntar.

Boa tarde a todos.

henriquejhc, consegui fazer o import como você sugeriu, os erros sumiram e o arquivo quando é executado, aparece[color=green]CONSTRUÍDO COM SUCESSO[/color] na saída do terminal, só que a lista não é exibida no browser. Por que será?

Obrigado pela ajuda.