dúvida para importar classes de outro projeto no netbeans

9 respostas
marcusluiz83

Boa noite a todos.

Estou estudando a apostila da Caelum FJ-21, e no curso utilizamos o Eclipse, só que sou adepto do Netbeans. Criei um projeto Java nomeado jdbc, e um projeto web nomeado jspteste.

O problema que estou encontrando, é que com o Eclipse, usando Ctrl+espaço, aparecem os imports necessários. Estou me enrolando para fazer esses imports no Netbeans. Já copiei o jar do projeto jdbc para a biblioteca do jspteste.

Espero que possam me ajudar. Obrigado.

9 Respostas

H

Olá, no netbeans quando você digitar um código que precise de import ficará uma lampadazinha no canto esquerdo da linha onde necessita de import.
Click encima dessa lampadazinha e ele irá mostrar as opções de import disponíveis.

Espero ter ajudado.

julianofischer

Você pode utilizar alt+enter para visualizar as possíveis soluções do problema encontrado na linha que contém a ‘lampadazinha’.
Lembrando que o cursor deve estar na linha desejada.

zoren

marcusluiz83:
Boa noite a todos.

Estou estudando a apostila da Caelum FJ-21, e no curso utilizamos o Eclipse, só que sou adepto do Netbeans. Criei um projeto Java nomeado jdbc, e um projeto web nomeado jspteste.

O problema que estou encontrando, é que com o Eclipse, usando Ctrl+espaço, aparecem os imports necessários. Estou me enrolando para fazer esses imports no Netbeans. Já copiei o jar do projeto jdbc para a biblioteca do jspteste.

Espero que possam me ajudar. Obrigado.

No NetBeans tbm, é só enquento vc estiver digitando apertar control + espaço q ele coloca os imports pra vc

marcusluiz83

Salve...

Galera, fiz alguma M então. Eu já sabia desse import pela lampadazinha, mas nesse caso, aparecem apenas aquele círculo vermelho com uma exclamação.

Olhem o código:
<html><ul>

<%
        ContatoDAO dao = new ContatoDAO();
        List<Contato> contatos = dao.getLista();

for (Contato contato : contatos){
            %>

<li><%=contato.getNome()%>,<%=contato.getEmail()%>:<%=contato.getEndereco()%></li>

<%
            }
        %>

</ul></html>
O erro:
init:
deps-module-jar:
deps-ear-jar:
deps-jar:
library-inclusion-in-archive:
Copying 1 file to /home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/web/WEB-INF/lib
library-inclusion-in-manifest:
compile:
compile-jsps:
Compiling 1 source file to /home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/classes
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/src/org/apache/jsp/lista_002dscriptlet_jsp.java:57: cannot find symbol
symbol  : class ContatoDAO
        ^
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/src/org/apache/jsp/lista_002dscriptlet_jsp.java:57: cannot find symbol
symbol  : class ContatoDAO
                             ^
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/src/org/apache/jsp/lista_002dscriptlet_jsp.java:58: cannot find symbol
symbol  : class List
        ^
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/src/org/apache/jsp/lista_002dscriptlet_jsp.java:58: cannot find symbol
symbol  : class Contato
             ^
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/build/generated/src/org/apache/jsp/lista_002dscriptlet_jsp.java:60: cannot find symbol
symbol  : class Contato
        for (Contato contato : contatos){
             ^
5 errors
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/nbproject/build-impl.xml:483: The following error occurred while executing this line:
/home/marcus/NetBeansProjects/jspteste/nbproject/build-impl.xml:231: Compile failed; see the compiler error output for details.
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 1 segundo)

O arquivo jar do projeto jdbc deve ficar na pasta "Bibliotecas", certo? Não sei o que pode ser.

H

Em qual linha exatamente fica com aquele círculo vermelho com uma exclamação ?

yschmitzz

aproveitando o topico
como faço pra importar uma classe minha
por exemplo
toda vez quando to constrindo um projeto especifico, tenho q ta sempre criando as mesmas coisa
como exemplo de GUI
sempre crio o JFrame, JPanel etc
existe como eu ja deixar essas classes criadas, e importa-las quando eu precisar
tipo:
import MinhaClass.java
vlw

marcusluiz83

o círculo aparece nas linhas 4, 5 e 7.

H

Você precisa colocar os imports das classes ContatoDAO, Contato e do List.
Mais ou menos assim. Altere de acordo com o seu projeto

<%@page import="nomedopacote.Contato"%>
<%@page import="nomedopacote.ContatoDAO"%>
<%@page import="java.util.List"%>

Qualquer dúvida é só perguntar.

marcusluiz83

Boa tarde a todos.

henriquejhc, consegui fazer o import como você sugeriu, os erros sumiram e o arquivo quando é executado, aparece[color=green]CONSTRUÍDO COM SUCESSO[/color] na saída do terminal, só que a lista não é exibida no browser. Por que será?

Obrigado pela ajuda.

Criado 4 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 6 de fev. de 2010
Respostas 9
Participantes 5