Duvida para iniciar projeto de calculo de impostos

Boa Tarde,

Preciso criar um programa onde insiro o valor bruto de uma nota fiscal e ele calcule o valor dos impostos, me informe o valor de cada imposto e o valor liquido a receber, levando em consideração os dados abaixo qual seria a melhor forma de fazer?

• Porcentagem para calcular mão de obra varia (pensei em criar uma combo que busca as porcentagens no banco de dados)
  • valor se ISS varia de cidade para cidade (também criar combo para buscar no BD de acordo com cidade selecionada)
  • Como o valor dos outros impostos são fixos para todas as notas estou na duvida se faço os cálculos fixo no java ou se devo criar individualmente o valor de cada um no BD e buscar na hora do calculo, caso tenha alteração futura é só atualizar um campo no BD.

no excel esta sendo feito assim:

Seg social = (valor bruto * porcentagem varia para alguns clientes)*11%
CSLL e IR = valor bruto * 1%
COFINS = valor bruto * 3%
ISS = valor bruto * (porcentagem varia para cada cidade)
PIS = valor bruto * 0,65%

Faça o cadastro das alíquotas no BD. E cadastre junto à nota a cidade na qual foi prestada o serviço, assim o usuário não precisa ficar selecionando.

Resolvi criar variáveis Globais para armazenar as alíquotas assim os cálculos ficam mais rápidos e se alguma mudar só alterar o valor na variável.

Agora estou com outra dúvida, como faço para buscar o valor do ISS pois este valor varia de acordo com a cidade e com o tipo de serviço ex:

São paulo - cod 07.10 - 2%
Sao paulo - cod 14.3 - 5%
Ilha Solteira - cod 07.10 - 3%

Estou perdido em como buscar estas informações tipo mesmo código mas cidades e aliquotas diferentes.

No programa quero selecionar a cidade e o código do serviço e ele me mostra automaticamente a aliquota do ISS

Isso tem que vir discriminado na nota. Ao cadastrar a nota você informa o código da cidade e do serviço. Você tem que manter também uma tabela de alíquotas, com código da cidade e do serviço. Daí quando você recuperar a nota você faz um join com a tabela de alíquotas e já traz calculado.