Duvida para mostrar imagem na tela

Boa tarde pessoal, estou com uma duvida: criei imagens randomicas para mostrar na tela, varias delas, pra isso usei um bufferedImage e desenhei varias linhas randomicas dentro dele(usei o Graphics2D pra isso), fiz varios e adicionei cada um dentro de um JLabel(como um ImageIcon ) que adicionei tudo num JPanel e por fim num frame, gostaria de saber se essa é a implementacao mais recomendada pra isso e se depois eu conseguiria pegar essas imagens de volta para fazer algum tratamento, se sim, como as pegaria.
Obrigado.
Rafael

voce poderia criar seus próprios componentes da maneira como quiser e fazer reutilização dos mesmos…
veja aqui

Obrigado pela ajuda, mas acredito que eu tenha me expressado incorretamente, seguindo esse tutorial q vc me mandou(que alias, achei bem interessante) imagine q a pessoa tenha colocado um ImageIcon em cada um desses JLabels, e eu gostaria, por exemplo de mudar a cor deles, quando tivesse algum azul eu transformaria em preto e tambem pegasse o tamanho dessa imagem, quais metodos eu usaria? Obrigado novamente pela ajuda.