Dúvida para novo Sistema Web, Java + Hibernate + JSF 2.0 + PrimeFaces?

Com certeza tópico recorrente, e com certeza também sei que não existe receita de bolo, mas gostaria de sugestões:

Para um novo Sistema Web, um mini ERP com poucos acessos.

Ainda seria uma boa optar por este conjunto ?

Java + Hibernate + JSF 2.0 + PrimeFaces

Ou atualmente seria interessante algo bem diferente ?

Sim, não vejo porque não.

Eu até que gostaria de saber JSF… :frowning:
mas parti para o outro lado…

tipo html, javascript, css, VRaptor =]

o layout foi comprado por 10 dolares ou 15. nao sei.

hehee

abraços

Se você se garante nessas tecnologias sim, se não, não.

JSF se utilizado de modo incorreto fará com que sua aplicação fique horrível. [=

Digo o mesmo para o Hibernate. [=

[quote=jakefrog]Se você se garante nessas tecnologias sim, se não, não.

JSF se utilizado de modo incorreto fará com que sua aplicação fique horrível. [=

Digo o mesmo para o Hibernate. [=[/quote]

Ai é que está, não há domínio sobre o JSF, apenas conhecimentos superficial, mas pelo pouco contato eu gostei.

Atualmente estou saindo de Java + Flex + Hibernate.

Ruby + Algum Framework Full não seria interessante ?

O ExtJS 4 + Java também não seria mais interessante ?

Se você está querendo fazer o sistema apenas para aprender algo, tudo bem.

Se você está fazendo algo para cliente, eu iria fazer com algo que eu tivesse a segurança de que entregaria algo com qualidade. Se você entregar algo com qualidade baixa, é seu filme que irá queimar.

De material interessante poderia listar um monte aqui, mas fica a seu critério será utilizado. [=

uaiBert, tenho pouco conhecimento em JSF, mas uma cois aq eu lembro q eu vi, é q os métodos retornam uma String…
Essa string é a view?

Algo semelhante ao que acontece no Spring MVC ??

tipo

return "professor/cadastro"; return "professor/editar";

Ou estou falando bobagem?
eu lembro q tinha um XML tbem…
vi muito pouco, gostaria de ter aprendido mais.

Poo… quem sabe ao invés de usar Spring MVC eu utilizo JSF para um projeto
pessoal (apenas para estudo e uso pessoal)…

Eu sei que teu blog tem bastante material…
tem algum getting started? hehehe
abraços

O interessante é usar uma tecnologia que você já domine.
Se tem experiencia com Java + Flex + Hibernate, porque não faz o sistema usando isso?

[quote=d34d_d3v1l]uaiBert, tenho pouco conhecimento em JSF, mas uma cois aq eu lembro q eu vi, é q os métodos retornam uma String…
Essa string é a view?

Algo semelhante ao que acontece no Spring MVC ??

tipo

return "professor/cadastro"; return "professor/editar";

Ou estou falando bobagem?
eu lembro q tinha um XML tbem…
vi muito pouco, gostaria de ter aprendido mais.

Poo… quem sabe ao invés de usar Spring MVC eu utilizo JSF para um projeto
pessoal (apenas para estudo e uso pessoal)…

Eu sei que teu blog tem bastante material…
tem algum getting started? hehehe
abraços[/quote]Não sei te falar como funciona no Spring.
Sei que ao retornar umas String por ser uma página por full path, por relative path ou mapeamento do faces-config.xml.

[quote=romarcio]O interessante é usar uma tecnologia que você já domine.
Se tem experiencia com Java + Flex + Hibernate, porque não faz o sistema usando isso?[/quote]

O projeto que acabei citando desenvolvido em Java + Flex + Hibernate foi concluído.

E devo iniciar um outro com os propósitos parecidos, bastante formulários.

Mas os principais motivos de não continuar com o Flex seria a mobilidade (dispositivos móveis) e seu futuro um pouco duvidoso.

[quote=atgomes][quote=romarcio]O interessante é usar uma tecnologia que você já domine.
Se tem experiencia com Java + Flex + Hibernate, porque não faz o sistema usando isso?[/quote]

O projeto que acabei citando desenvolvido em Java + Flex + Hibernate foi concluído.

E devo iniciar um outro com os propósitos parecidos, bastante formulários.

Mas os principais motivos de não continuar com o Flex seria a mobilidade (dispositivos móveis) e seu futuro um pouco duvidoso.

[/quote]
Atgomes você está certíssimo, eu já trabalhei com Flex, sei que é maravilhoso, mas hoje nem o considere como duvidoso, para novos projetos considere-o como morto mesmo, senão ficaria limitado a algumas plataformas. Vá para o HTML4/5 e por mais difícil que seja em relação a Flex, você vai ser feliz em ver seu sistema rodando em qualquer dispositivo atual.

Sobre o tópico diretamente, se o seu sistema é para um cliente não exigente onde o importante é fazer seu processo funcionar bem e que o uso vai ser para área operacional, JSF vai te dar mais produtividade, onde vai trabalhar com componentes padronizados estilo desktop sem se preocupar em programar minucias da UI. Mas se velocidade de desenvolvimento não é o mais importante ou é para área gerencial onde vai ter telas muito diferenciadas e o cliente pedindo profunda personalização, onde por exemplo teria grids complexas totalmente fora de padrões e interações complexas na tela, Struts 2 te deixa mais confortável pra viajar no html, css, jquery e ajax sem intermédios. VRaptor trabalha na mesma linha do Struts 2, ambos baseados em action, o pessoal aqui defende muito VRaptor, mas não conheci grandes empresas usando VRaptor.

Resumindo, prefiro framework baseado em Action, tanto no Java como no .NET. Na comunidade .NET é mais unanime que framework baseado em action é melhor para a maioria dos casos. Na comunidade Java por JSF ser mais novo e muito melhor que o baseado em componente do .NET, tem uma valorização melhor. O primefaces é tentador mesmo para situações padronizadas, se for assim vá de JSF2 mesmo.

De resto, Hibernate.

Amigo JavaFlex. gostei muito de trabalhar com o Flex de fato uma excelente alternativa e nos atendeu muito bem no projeto.
Mas devido as questões citadas de fato devo partir para outra tecnologia.
Uma das preocupações realmente seria a produtividade, quanto ao JSF tive uma introdução a ele no FJ-26 estou tentado a partir para ele.
Mas vejo também alguns colegas da comunidade falando um pouco mau da tecnologia, sempre fica o receio, apesar de o mercado o ter adotado,

E existir muito material disponível e muita gente mexendo com ele, mas também muito se fala em Ruby, muito se fala em extJS também.
VRaptor eu concordo contigo a aceitação por parte das empresas ainda é tímida.

Mas confesso que estou tendendo mais para o Java + JSF 2.0 + PrimeFaces com Hibernate.

Agradeço a sua explanação foi bastante esclarecedora.

Amigo atgomes, isso ai cara, se seu sistema no geral é baseado em componentes padrões como num “sistema desktop” (assim como no Flex), vá de JSF2 mesmo sem medo. Se depois desenvolver algo mais diferenciado, como portais, lojas virtuais ou sistemas de alto nível de personalização na UI vai se sentir melhor com a liberdade do Struts 2. Cada projeto você analisa o que for melhor. São dois frameworks muito respeitados, não tenha medo deles.

Sobre falarem mal sem apresentar prós e contras é coisa de religião. Claro que também entra o fator “gosto de cada um ou da equipe”, então escolha o que vai te dar mais prazer pra desenvolver e principalmente dar manutenção. Mesmo sabendo das vantagens dos frameworks component-based para determinados casos eu me sinto melhor com framework baseado em action, pois confesso que acho chato ficar lidando com mais uma coisa que só serve como intermediário, pois eu gosto de lidar diretamente com HTML e jquery, corre na veia hà tempo independente de linguagem server, reutilizo coisas através de plugins jquery e não quero ficar perdendo tempo aprendendo componentes “intermediários”, tendo que decorar e lembrar de um monte de propriedades particulares dos componentes, onde no final o que vale é o HTML mesmo. Enfim, me sinto mal olhando a view repleta de coisas estranhas. Nao que isso seja ruim, mas diferente do que gosto. Como o jakefrog já falou aqui tem que saber utilizar corretamente pra se sair bem no todo. E eu peso isso, prefiro enfrentar problemas em que terei maior apoio, com HTML, CSS e jquery puros terei o suporte de todas as comunidades web, como PHP, .NET, Ruby, etc. Além de conseguir trabalhar em outra linguagem server sem traumas quando for necessário num futuro, e já aconteceu no passado.

Sobre ExtJS poderia usar se fosse com Struts, embora seja mais completo, acho ExtJS intrusivo e pesado, prefiro jQueryUI.

Mas enfim, no seu caso JSF2/PrimeFaces com certeza vai cair muito bem se você gostar dele.