[Duvida]Pegar dados em um banco de dados

11 respostas
guisantogui

Gente é o seguinte, preciso conseguir pegar o nome da tabela e o nome das colunas que eu quiser para poder alterar os dados da minha aplicação no banco de dados, mas naum faço a minima ideia de como chegar ateh eles!

PS.: Uso NetBeans e banco em PostGresql

11 Respostas

thiago.correa

Dá uma olhada e veja se isso te ajuda

http://guj.com.br/article.show.logic?id=24

guisantogui

O artigo é meio antigo (2002), mas parece bom, vou analisa-lo melhor, mas aceito mais dicas!

guisantogui

Olha o link deu uma ajudada, mas eu qria tipo um metodo get simplemente retornasse o nome do campo na tabela que eu informasse por parametro ou algo do tipo. Eu ateh encontrei um “getColluns” (ou parecido), mas eu tenho q passar 4 parametros :? e não sei quais são!

:confused:

Se alguem puder me ajudar eu agradeço, dependo disso pra prosseguir com o projeto!
Vlw!

thiago.correa

O fato de ser antigo não quer dizer muita coisa!

Esse é o básico, você pode fazer métodos que usem as fncionalidades já implementadas

Dá uma lida na API que você vai saber o que são os parâmetros que o método getColluns precisa

http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/

Dá uma pesquisada aqui no fórum, me lembro de alguém querer fazer algo parecido!

guisantogui

jah to com a API aberta ake, mas o meio confuso, são muitos metodos parecidos! :?

mas vlw a ajuda!

guisantogui

Galera na classe ResultSetMetaData tem o metodo getTableName(int coluna)

Ateh ai oohhh q bom temos um metodo q retorna o nome da tabela!
mas estamos esquecendo de um detalhesinho akele (int coluna) pede para passar um numero por parametro, mas jah tentei inumeros numeros e variaveis possiveis, e se eu tento dar o print ele retona em branco! :confused:

Alguem sabe o q ta havendo ou o q devo passar por parametro?

vlw!

thiago.correa

Já tentou dar uma olhada no site do fornecedor do banco e do driver JDBC?! Pode ser que você ache informações específicas sobre isso!

guisantogui

eh q eu naum baxei o driver eu importei direto da biblioteca do netBeans! :wink:

thiago.correa

Bom isso não tem nada a ver, basta ir no site do Banco de Dados e pesquisar por informações sobre o driver :wink:

guisantogui

vou dar uma olhada, mas axo q naum deve ser por esse caminho :?

guisantogui

Buenas galera!

olha soh, postei ontem sobre um metodo chamado getTableName(int coluna), hj olhando na API vi que esse metodo “Retorna o nome da tabela subjacente de resultado da consulta” ou “(em branco)” se não puder ser determinada o nome!

Bom ele ta retornando em branco, então, pq naum ta podendo ser determinada :?

vlw!

Criado 8 de abril de 2010
Ultima resposta 9 de abr. de 2010
Respostas 11
Participantes 2