Dúvida: POSCOMP ou Concurso?

Pessoal,

Depois de trabalhar 10 anos nesta área de TI, cheguei a uma conclusão: é tudo igual, nada muda.

Já passei por empresa grande, media e pequena, e realmente, parece ser tudo igual, quando o cliente chega com a “maleta” com dinheiro, nenhum processo sobrevive e tudo se resolve no “Go Horse Process”.

Em fim, essa é a minha opinião.

Minha dúvida é:

Fazer o POSCOMP e assim me dedicar a área mais voltada a pesquisas relacionadas a IA (aqui no Brasil ou fora)

Obs: Alguém tem informações sobre a rentabilidade deste campo aqui no Brasil ?? ($$)

Ou mudar completamente de área e voltar os estudos para concurso da Policia Federal (Perito) no qual tem o salario bem “parecido” com a nossa área.

Alguém já passou por isso ?

Concordo com vc, nao apenas no que diz respeito à “maleta com dinheiro” mas tbm aos desafios. Tem poucos lugares que oferecem empregos que desafiem seu conhecimento. A maior parte das vezes é implementar cruds e variações um pouquinho mais sofisticadas de cruds em uma linguagem X, usando algum framework Y que faz a mesma coisa que o Z, mas opta-se pelo Y por um motivo N. Pela minha resposta, vc deve imaginar que eu responderia POSCOMP e de fato, pensei em ir pra área acadêmica, inclusive fiz o POSCOMP. Não optei pelo mestrado pq a vida acadêmica, apesar dos desafios, não dá grana. Eu já fiz umas matérias de IA, é bem interessante (apesar de toda a estatística/cálculo envolvido). Não conheço a área dentro do brasil, mas acho que é bem restrita. Com certeza tem vagas pra área, mas eu acho que só pegarão de mestres pra cima e mesmo assim, será dificil arranjar uma vaga e vc competirá com outras pessoas bem seletas. Tentar concurso na PF é uma opção, desde que vc esteja disposto a se frustrar por muitos anos, um amigo meu falou que concurso é coisa de 2 ou 3 anos pra conseguir algo e isso é no mínimo. Em compensação, um mestrado vai te consumir de 2 a 3 anos e se vc curtir a área, pode tentar um doutorado, de 4 anos. Eu mesmo fico em dúvida às vezes sobre o que fazer…mas no meu caso é entre um MBA/especialização e um mestrado…ou pode ser um restaurante :smiley:

Muito interessante a sua experiencia amigo. Falando nisso, o que você achou do POSCOMP ? Você estudou ou fez a prova somente ?

bestlinux, queria fazer uma pergunta meio pessoal, espero que não se importe porque agora já foi :slight_smile:

Há algum tempo vi em um tópico que você havia saído da vida de “crud” para atuar em uma área mais interessante, envolvendo dispositivos eletrônicos e programação de baixo nível. O que houve, a experiência não correspondeu às expectativas? Esta área acabou se mostrando igual às outras?

bestlinux, queria fazer uma pergunta meio pessoal, espero que não se importe porque agora já foi :slight_smile:

Há algum tempo vi em um tópico que você havia saído da vida de “crud” para atuar em uma área mais interessante, envolvendo dispositivos eletrônicos e programação de baixo nível. O que houve, a experiência não correspondeu às expectativas? Esta área acabou se mostrando igual às outras?[/quote]

Opaw, blz gomesrod ?

Então cara, estava tudo bem, porém, novamente a “maleta de dinheiro” fez seu “papel”. Nesta empresa, você trabalha tanto com linguagem alto nível como baixo nível. Gostei muito de trabalhar com a parte de SmartCard, Validadores, etc…porém…conforme comentei, muitas vezes não sou eu que escolho o que quero fazer dentro da empresa (apesar de brigar por isso).

Logo, se esta faltando profissionais para programar Web, vamos deslocar profissionais que saibam Web para esse projeto e assim por diante.

Resumindo: Fiquei apenas 6 meses nisso ate me tirarem e colocarem em um projeto “Go Horse” por que precisava de muita produtividade em pouquíssimo tempo.

Em fim, quem manda na TI é a “maleta de dinheiro”.

Fiz o POSCOMP enquanto estava na universidade, não estudei pra fazer ele, mas vim com uma pontuação boa (nao foi otima ou excelente, mas se eu quisesse tentar mestrado em algum lugar, não me eliminariam pela pontuação feita). A prova não é dificil, mas ela cobra mt bem os conceitos de um curso de ciência da computação. Se vc é de outra área, é possível que tenha mais dificuldade. Acho que se vc tiver uma boa formação acadêmica não precisa se preocupar mt não. Como vc está no mercado há bastante tempo, talvez seria bom estudar um pouco antes de tentar fazer o POSCOMP, se vc procurar, vai achar provas dos anos anteriores, aí dá pra vc ter uma ideia de como é a prova. Outra possibilidade é tentar mestrado na área de engenharia elétrica/computação, que não exigem POSCOMP. É bem comum ver gente de ciencia da computação fazendo mestrado em engenharia na área de redes/IA/sistemas distribuídos.

Realmente era Go Horse? O que exatamente acontecia?

Sobre concurso, quase sempre é a melhor opção para estabilidade, a não ser que você seja do tipo de não conseguir ficar sem ter sempre novos desafios. Veja também BNDES, Petrobras (embora mista), etc, em que há mais chances de trabalhar com desenvolvimento. Não tenho certeza sobre PF mas acredito deve ter de tudo na área de informática, mas principalmente analista de dados onde já conheci uma pessoa que falou que atuava nisso.

Não conheço POSCOMP, li pouco mas qual retorno real em relação “empregabilidade” desse exame?

É, isso depende do perfil da pessoa, eu não ligo pra isso, não vejo “CRUDs” dessa forma “rotineira” pois pra mim o mais importante são desafios no envolvimento com o Negócio, as novidades vindo da evolução do negócio, a tecnologia é só um meio (até que divertido) para o sucesso dos processos a serem atendidos pelos sistemas.

POSCOMP é pra quem quer fazer mestrado, se vc nao tem essa intenção, nem ligue pra isso.

É exatamente por isso que não pretendo continuar sendo um desenvolvedor, prefiro começar a tentar chances na área de negócio, mas confesso que prefiro a área técnica (desde que haja desafios). Atualmente não posso reclamar dos desafios que tenho encontrado, mas sei que esse cenário não é a regra e é possivel que um dia eu volte pro mundo dos CRUDs e dos N frameworks que fazem a mesma coisa.

POSCOMP é pra quem quer fazer mestrado, se vc nao tem essa intenção, nem ligue pra isso.

É exatamente por isso que não pretendo continuar sendo um desenvolvedor, prefiro começar a tentar chances na área de negócio, mas confesso que prefiro a área técnica (desde que haja desafios). Atualmente não posso reclamar dos desafios que tenho encontrado, mas sei que esse cenário não é a regra e é possivel que um dia eu volte pro mundo dos CRUDs e dos N frameworks que fazem a mesma coisa.[/quote]
Sobre área de negócio quis dizer um mix entre técnico e negócio, ser de fato analista/desenvolvedor mas envolvido no negócio, ao invés de estar numa empresa de TI sem o feeling do dia a dia de uma gerência da atividade fim que os sistemas atendem.

Valeu sobre esclarecer em relação ao objetivo do POSCAMP.