dúvida: programa de parcelamento

5 respostas
marcusluiz83

Boa noite a todos. Estou começando a fazer um rascunho de um programa específico para a minha empresa. A função dele será controlar os gastos dos funcionários no convênio com a farmácia. Bem simples, mas acontece que empaquei na elaboração. Criei as classes Funcionario e Convenio, e minha dúvida é em relação às compras que foram parceladas. Eu gostaria que ao informar o número de parcelas, o sistema calculasse os valores a serem descontados nos respectivos meses.

Os campos que coloquei na classe Convenio são: local, data, valor, parcela, mesDesconto1, valorMesDesconto1, mesDesconto2, valorMesDesconto2, mesDesconto3, valorMesDesconto3.

Sou iniciante, este é o meu primeiro projeto pessoal, estou na linha certa de raciocínio ou há uma maneira mais fácil?

Desde já, agradeço aos que puderem me ajudar.

5 Respostas

sfidencio

marcusluiz83:
Boa noite a todos. Estou começando a fazer um rascunho de um programa específico para a minha empresa. A função dele será controlar os gastos dos funcionários no convênio com a farmácia. Bem simples, mas acontece que empaquei na elaboração. Criei as classes Funcionario e Convenio, e minha dúvida é em relação às compras que foram parceladas. Eu gostaria que ao informar o número de parcelas, o sistema calculasse os valores a serem descontados nos respectivos meses.

Os campos que coloquei na classe Convenio são: local, data, valor, parcela, mesDesconto1, valorMesDesconto1, mesDesconto2, valorMesDesconto2, mesDesconto3, valorMesDesconto3.

Sou iniciante, este é o meu primeiro projeto pessoal, estou na linha certa de raciocínio ou há uma maneira mais fácil?

Desde já, agradeço aos que puderem me ajudar.

Cara você tá no caminho.

Funcionario: representará objeto funcionario. contendo atributos inerentes ao funcionario.
Convenio: representará objeto Convenio. onde você vai cadastrar a conveniada…isso você pode ter mais de um convenio, não somente com a farmárcia estou certo?

Para controlar os gastos dos funcionarios baseando-se no salario que você paga para eles, vejamos
vamos supor que o cara ganha 1200, então ele foi até a farmacia e comprou um remedio de 300, divido em três meses, considerando que ele vai pagar a primeira parcela. dia 25 de janeiro, então a segunda dia 25 fev, a terceira dia 25 março. Dessa forma você vai ter que criar uma Classe chamada PendFinanFuncionario que seria o cabeçalho e PendFinanFuncionarioDetalhe , ou seja, pendências financeiras a receber…dos funcionarios. Então cada mês você faria a baixa manual…a medida que for descontando…

Ficaria assim o relacionamento Um PendFinanFuncionario pode ter uma ou muitas PendFinanFuncionarioDetalhe, porque isso. Eu falei que um funcionario pode ter uma ou muitas pendências financeira/areceber…mas a multiplicidade você que defini no teu dominio. exemplo.

PendFinanFuncionario 1 ---- 5 PendFinanFuncionarioDetalhe

Ou seja… um funcionario pode parcelar no minimo uma vez…ou até 5 vezes… entende:?

Os atributos que você modelou na Classe Convenio, parece não ser inerentes ao objeto de negocio Convenio. E outra, Se você definir os atributos Mês1, Mês2…
assim como Valor1…etc e tal. Não estará normalizado o teu modelo…provocando ambiguidade e inconsistÊncia…, lembra da normalização… primeira,segunda,terceira…forma normal. no teu caso tem q está na terceira forma normal.

bom eu entendi assim!

Atenciosamente
Fidêncio

Marck

Olá!

Está no caminho certo. A principio, faltou uma classe ai. Use um diagrama de classes que fica mais fácil.

Vê se a imagem te ajuda.

marcusluiz83

Boa noite, Fidencio

Cara, entendi uma boa parte da sua resolução. Percebi o erro que seria em deixar MesDesconto1, MesDesconto2 etc. Mas não entendi direito as duas classes que você propôs. Agora, sobre a minha dúvida de o sistema informar automaticamente os valores parcelados em seus respectivos meses, como ficaria? Poderia me explicar em código simples, só para clarear?

Obrigado pela ajuda.

R

Da maneira que você esta fazendo, só podera parcelar uma compra em 3x, então se no futuro precisar de mais tera que mexer no sistema e tambem no banco. Abaixo vou colocar um exemplo meu para ver se ajuda

public class VendasCabBean

private Integer codigo_venda_cab;
    private Date data_venda_cab;
    private double valor_venda_cab;
    private double desconto_venda_cab;
    private double total_venda_cab;
    private Integer num_parcelas_venda_cab;   
    private Integer codigo_cliente;   
    private Integer codigo_cfop;   
    private Integer codigo_funcionario;    
    private String nome_cli_cab;
    private String cpf_cnpj_cli_cab;
    private String endereco_cli_cab;
    private String numero_cli_cab;
    private String bairro_cli_cab;
    private String cidade_cli_cab;
    private String uf_cli_cab;
    private String complemento_cli_cab;
    private String forma_pagamento; 
    private String desc_cfop_cab;
    private String desc_funcionario_cab;
    private Integer cep;
public VendasDetBean()

private Integer codigo_produto;
    private Integer codigo_venda_cab;
    private Double quantidade_venda_det;
    private Double valor_unitario_venda_det;
    private Double valor_total_venda_det;
    private String descricao_produto_det;

Assim para uma venda eu posso ter varios produtos (no seu caso parcelas)

Espero ter ajudado

marcusluiz83

Bom dia a todos.

Muito obrigado pela ajuda de vocês. O diagrama do Marck me esclareceu muita coisa. Um abraço.

Criado 11 de janeiro de 2010
Ultima resposta 12 de jan. de 2010
Respostas 5
Participantes 4