dúvida: programa de parcelamento

Boa noite a todos. Estou começando a fazer um rascunho de um programa específico para a minha empresa. A função dele será controlar os gastos dos funcionários no convênio com a farmácia. Bem simples, mas acontece que empaquei na elaboração. Criei as classes Funcionario e Convenio, e minha dúvida é em relação às compras que foram parceladas. Eu gostaria que ao informar o número de parcelas, o sistema calculasse os valores a serem descontados nos respectivos meses.

Os campos que coloquei na classe Convenio são: local, data, valor, parcela, mesDesconto1, valorMesDesconto1, mesDesconto2, valorMesDesconto2, mesDesconto3, valorMesDesconto3.

Sou iniciante, este é o meu primeiro projeto pessoal, estou na linha certa de raciocínio ou há uma maneira mais fácil?

Desde já, agradeço aos que puderem me ajudar.

[quote=marcusluiz83]Boa noite a todos. Estou começando a fazer um rascunho de um programa específico para a minha empresa. A função dele será controlar os gastos dos funcionários no convênio com a farmácia. Bem simples, mas acontece que empaquei na elaboração. Criei as classes Funcionario e Convenio, e minha dúvida é em relação às compras que foram parceladas. Eu gostaria que ao informar o número de parcelas, o sistema calculasse os valores a serem descontados nos respectivos meses.

Os campos que coloquei na classe Convenio são: local, data, valor, parcela, mesDesconto1, valorMesDesconto1, mesDesconto2, valorMesDesconto2, mesDesconto3, valorMesDesconto3.

Sou iniciante, este é o meu primeiro projeto pessoal, estou na linha certa de raciocínio ou há uma maneira mais fácil?

Desde já, agradeço aos que puderem me ajudar.[/quote]

Cara você tá no caminho.

Funcionario: representará objeto funcionario. contendo atributos inerentes ao funcionario.
Convenio: representará objeto Convenio. onde você vai cadastrar a conveniada…isso você pode ter mais de um convenio, não somente com a farmárcia estou certo?

Para controlar os gastos dos funcionarios baseando-se no salario que você paga para eles, vejamos
vamos supor que o cara ganha 1200, então ele foi até a farmacia e comprou um remedio de 300, divido em três meses, considerando que ele vai pagar a primeira parcela. dia 25 de janeiro, então a segunda dia 25 fev, a terceira dia 25 março. Dessa forma você vai ter que criar uma Classe chamada PendFinanFuncionario que seria o cabeçalho e PendFinanFuncionarioDetalhe , ou seja, pendências financeiras a receber…dos funcionarios. Então cada mês você faria a baixa manual…a medida que for descontando…

Ficaria assim o relacionamento Um PendFinanFuncionario pode ter uma ou muitas PendFinanFuncionarioDetalhe, porque isso. Eu falei que um funcionario pode ter uma ou muitas pendências financeira/areceber…mas a multiplicidade você que defini no teu dominio. exemplo.

PendFinanFuncionario 1 ---- 5 PendFinanFuncionarioDetalhe

Ou seja… um funcionario pode parcelar no minimo uma vez…ou até 5 vezes… entende:?

Os atributos que você modelou na Classe Convenio, parece não ser inerentes ao objeto de negocio Convenio. E outra, Se você definir os atributos Mês1, Mês2…
assim como Valor1…etc e tal. Não estará normalizado o teu modelo…provocando ambiguidade e inconsistÊncia…, lembra da normalização… primeira,segunda,terceira…forma normal. no teu caso tem q está na terceira forma normal.

bom eu entendi assim!

Atenciosamente
Fidêncio

Olá!

Está no caminho certo. A principio, faltou uma classe ai. Use um diagrama de classes que fica mais fácil.

Vê se a imagem te ajuda.

Boa noite, Fidencio

Cara, entendi uma boa parte da sua resolução. Percebi o erro que seria em deixar MesDesconto1, MesDesconto2 etc. Mas não entendi direito as duas classes que você propôs. Agora, sobre a minha dúvida de o sistema informar automaticamente os valores parcelados em seus respectivos meses, como ficaria? Poderia me explicar em código simples, só para clarear?

Obrigado pela ajuda.

Da maneira que você esta fazendo, só podera parcelar uma compra em 3x, então se no futuro precisar de mais tera que mexer no sistema e tambem no banco. Abaixo vou colocar um exemplo meu para ver se ajuda

public class VendasCabBean

private Integer codigo_venda_cab;
    private Date data_venda_cab;
    private double valor_venda_cab;
    private double desconto_venda_cab;
    private double total_venda_cab;
    private Integer num_parcelas_venda_cab;   
    private Integer codigo_cliente;   
    private Integer codigo_cfop;   
    private Integer codigo_funcionario;    
    private String nome_cli_cab;
    private String cpf_cnpj_cli_cab;
    private String endereco_cli_cab;
    private String numero_cli_cab;
    private String bairro_cli_cab;
    private String cidade_cli_cab;
    private String uf_cli_cab;
    private String complemento_cli_cab;
    private String forma_pagamento; 
    private String desc_cfop_cab;
    private String desc_funcionario_cab;
    private Integer cep;
 public VendasDetBean()

private Integer codigo_produto;
    private Integer codigo_venda_cab;
    private Double quantidade_venda_det;
    private Double valor_unitario_venda_det;
    private Double valor_total_venda_det;
    private String descricao_produto_det;

Assim para uma venda eu posso ter varios produtos (no seu caso parcelas)

Espero ter ajudado

Bom dia a todos.

Muito obrigado pela ajuda de vocês. O diagrama do Marck me esclareceu muita coisa. Um abraço.