Tenho que fazer um programa que verifica se um aluno passou ou não somando as notas das provas dele. Só que logo que eu crio o aluno aparece o erro: class, interface or enum expected em todas as linhas a partir da linha: Public Aluno(char nome, int prova1, int prova2, int prova3), o programa tá incompleto ainda... alguém sabe o que tá acontecendo?
importjava.util.Scanner;/** * * @author Home */publicclassAluno{privatecharnome;privateintprova1;privateintprova2;privateintprova3;}publicAluno(charnome,intprova1,intprova2,intprova3){this.nome=nome;this.prova1=prova1;this.prova2=prova2;this.prova3=prova3;}publicvoidaplicarProvas{Scannersc=newScanner(System.in);}System.out.println("Insira a nota da prova 1");prova1=sc.nextInt();System.out.println("Insira a nota da prova 2");prova2=sc.nextInt();System.out.println("Insira a nota da prova 3");prova3=sc.nextInt();}publicvoidaplicarExame(){if(media>=7)System.out.println("o aluno foi aprovado");elseSystem.out.println("o aluno ficará para o exame especial");}
Na linha 12, acho que esse fecha chaves tinha que estar lá no final do arquivo.
minibixo
Você esta fechando a classe em um lugar onde não deveria, todo o código deveria ter sido inserido antes do ‘}’ que fica embaixo de onde você declarou suas variaveis, ficaria mais ou menos assim!
publicclassAluno{/*Declarando de lindas Variáveis */publicAluno(){/* Construtor lindo */}/* Resto dos métodos linduxos e maravilhosos !*/}
Você fechou sua classe antes do que deveria, todo o código deve estar dentro de uma classe!
G
GuilhermeENGMAT
nesse caso o que eu colocaria no public static void main? já que as instruçoes estão nos métodos?
G
GuilhermeENGMAT
aqui eu deveria usar get e set?
minibixo
Essas duvidas básicas é complicado eu te explicar, aconselho que você deixe de lado um pouco os ‘Tutoriais’ e comece a ler alguns livros, O ‘Use a cabeça - Java’ é excelente, não sei o nome mas o livro sobre java da serie ‘For Dummies’ tambem é realmente bacana! Tambem tem a Caleum e suas apostilas (São livros, pra falar a verdade) que são bem maneiras, Não adianta você tentar encapsular suas variáveis se você não tem um conhecimento bacana sobre OO.
A Assinatura do método está errada. Veja o ultimo argumento,
int prova 3
ao invés de
int prova3
.
fabiobp2000
Cara seu programa está bagunçado, rsrs.
Estude mais o básico, vc está pedindo para colocar a nota no construtor e depois pede para o usuario digitar.
Dei uma arrumada + ou - ainda não é a forma correta, mas já é uma luz pra vc.
importjava.util.Scanner;publicclassAluno{privateStringnome;privateintprova1;privateintprova2;privateintprova3;privatedoublemedia;publicAluno(Stringnome){this.setNome(nome);}publicStringgetNome(){returnnome;}publicvoidsetNome(Stringnome){this.nome=nome;}publicvoidaplicarProvas(){Scannersc=newScanner(System.in);System.out.println("Insira a nota da prova 1");prova1=sc.nextInt();System.out.println("Insira a nota da prova 2");prova2=sc.nextInt();System.out.println("Insira a nota da prova 3");prova3=sc.nextInt();media=(prova1+prova2+prova3)/3;if(media>=7.0){System.out.println("o aluno"+this.getNome()+" foi aprovado");}else{System.out.println("o aluno "+this.getNome()+" ficará para o exame especial");}}publicstaticvoidmain(String[]args){Alunoaluno=newAluno("Fulano");aluno.aplicarProvas();}}
fabiobp2000
GuilhermeENGMAT para de criar topico com a mesma duvida
Eu acho que ele esta pegando um código pronto, e tentando adequar ao que ele quer fazer, como eu disse, acho que a melhor (e talvez a unica) seja ele realmente entender oque esta acontecendo o código, lendo pelo menos os primeiros capítulos dos livros que indiquei!
G
GuilhermeENGMAT
Por incrível que pareça eu não estou tentando adaptar código rs, é que eu só sei programar em C e nesse novo ambiente é tudo diferente, essas malditas classes não sei nem o que é get/set… muito obrigado pela ajuda pessoal! e valeu mesmo fabio por ter me dado uma luz!