Duvida programador Delphi aprendendo Java

4 respostas
jose.micoli

Olá galera do GUJ e meu primer dia no forum de java minha pergunta e sobre a parte grafica do java ou seja o swing eu utilizo NetBeans 7.1 so que sou muito iniciante em java mais sou programador delphi pleno. Talves seja por isso que nao consigo entender corretamente o funcionamento do java com respeito a interface grafica ja que no delphi cada form tem uma unit ligada a ele e no java e assim tambem?

4 Respostas

Andre_Rosa

Opa! Então somos conterrâneos de linguagem! Também trabalho com Delphi!

No Java, na verdade, é tudo uma classe. Nessa classe você já tem os componentes visuais e, nesta mesma classe, também tem os códigos, em seus devidos eventos. Já que você ainda está bem cru, é melhor “começar do começo”, com as aplicações sem interface gráfica senão você vai apanhar bastante do Java. E, só pra esclarecer, não há só o Swing, também há o AWT, outra toolkit para interface gráfica.

jose.micoli

Obrigado mesmo pela dica eu tenho bastante material sobre java aqui quasi tanto que de delphi porem estou com muitas dificuldades para me adaptar nao e que eu esteja migrando o deixando o delphi pra mim o delphi sempre foi e sera a minha linguagem preferida(object pascal) mais quero aprender muito java so que o começo e pedrera neh amigo se puder me de alguma dica tipo por onde començar que eu tava tentando fazer aqui no netbeans uma tela de login e parte grafica tudo ok mais quando me de parei que nao posso colocar uma expresao do tipo if jTextField.Text ae fiquei na mao.

Andre_Rosa
jose.micoli:
Obrigado mesmo pela dica eu tenho bastante material sobre java aqui quasi tanto que de delphi porem estou com muitas dificuldades para me adaptar nao e que eu esteja migrando o deixando o delphi pra mim o delphi sempre foi e sera a minha linguagem preferida(object pascal) mais quero aprender muito java so que o começo e pedrera neh amigo se puder me de alguma dica tipo por onde començar que eu tava tentando fazer aqui no netbeans uma tela de login e parte grafica tudo ok mais quando me de parei que nao posso colocar uma expresao do tipo if jTextField.Text ae fiquei na mao.

Não é esse bicho de sete cabeças todo. Aqui no GUJ mesmo, há uma área de artigos, que é muito rica em conteúdos, inclusive sobre desenvolvimento com interface gráfica. Veja: [ http://guj.com.br/articles#category_32 ]

Há um livro muito bom, que ensina, em parte, a trabalhar com o Drag and Drop do Netbeans (similar, como você sabe, ao RAD do Delphi). O livro se chama Universo Java, do autor Rodrigo Goncalves Porto Da Costa. Neste livro, por exemplo, ele ensina a criar duas aplicações: uma calculadora e um editor de textos. Vale muito a pena a leitura, ele explica muito bem.

O Ronaldo Caldas também fez uma série de vídeos no youtube, ensinando a trabalhar com Java no Netbeans. Procure pelo canal do kurtphpr, no youtube.

Com relação à esse if, não é igual ao Delphi. O jTextField não tem a propriedade text, como no Delphi, e sim um método chamado getText(), para pegar o conteúdo do jTextField e o setText, pra inserir algo neste. Por exemplo:

/* atribui André ao jTextField */
meujTextField.setText("André");

String nome = "Andre";

/* Verifica se o conteúdo do jTextField
é "André" */
if (nome.equals(meujTextField.getText())){
     /* o conteúdo do jTextField é "André" */
} else {
   /* o conteúdo do jTextField NÃO é "André" */
}

entendeu?

jose.micoli

Sim! muito obrigado foi muito boa sua dica estarei postando mais adiante minha duvidas no forum muito obrigado mais uma vez

Criado 5 de maio de 2012
Ultima resposta 5 de mai. de 2012
Respostas 4
Participantes 2