Dúvida: Programar em camadas

3 respostas
S

Boa tarde pessoal!

Sou iniciante em Java e comecei a pesquisar mais sobre a tecnologia. Vi que hoje em dia o forte do desenvolvimento é em múltiplas camadas e não em cliente/servidor (como achava que era).

Encontrei o seguinte artigo: http://www.juliobattisti.com.br/artigos/ti/ncamadas.asp.

Interessei-me no desenvolvimento em 4 camadas: Cliente, Apresentação, Lógica e Dados. Estou em dúvida dúvida quanto a camada de apresentação. Queria usar a ideia de camadas e usar o navegador como cliente, porém não entendo nada de Web Design, Html, CSS, Flash, etc.

Existe algum método em que eu faça a camada de apresentação usando o navegador SEM SABER web design?

Pretendo fazer meus sistemas usando essa metodologia, vocês poderia traçar uma rota de estudos pra eu alcançar certo objetivo? Comecei baixando a apostila da caelum de java básico, e depois pra onde vou?

Obrigado.

3 Respostas

x111

Sua camada de apresentação não necessariamente tem que ser web, pode ser até o console, separar a lógica do dominio da apresentação permite justamente usar diferentes tipos de apresentação para o mesmo domínio!

Se você não conhece nada de programação recomendo:

1. Use a cabeça - Java Um bom livro para quem está iniciando a programar.

Se você já sabe um pouco ou já leu o Use a Cabeça java:
2) Java: Como programar Ótimo livro de estudos, só que você tem que ler ele todo porque vários tópicos avançados estão distribuidos dentro do diversos conteúdos do livro. Ele é bem caro, mas vale cada centavo. Esse livro vai te ensinar Java, Orientação a Objetos e boas práticas de programação.
3) Use a cabeça Padrões de Projeto que vai te ensinar diversos padrãoes de projetos inclusive uma Introdução ao padrão MVC que faz a separção entre apresentação e domínio da aplicação.

Agora mais avançados:
5) Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas Vai te explicar diversos padões utilizados para desenvolver software em várias camadadas.