Duvida : Projeto Geral [Resolvido]

boa noite,

Terminiei de projetar o banco de dados. Agora preciso começar a implementar meu projeto em java. A dúvida que tenho é como trabalhar meu projeto, para que fique facil de trabalhar em equipe, futuramente.

Atualmente a unica literatura, que vi a respeito, dividiu a equipe de desenvolvimento em 3 partes:

• 1 Parte para manipular, comandos de SQL e cuidar do banco de dados.

• 1 Parte para desenvolver o código na linguagem utilizada.

• 1 Parte para cuidar de Interface com o usuário.

Dúvidas:

1 - A distinção dessas “posições”, esetá clara em minha mente, porém, não consigo imaginar como trabalhar com as classes para conseguir esse resultado, programando com java. E respeitando a abordagem OO.

2 - O modelo descrito, por mim, tirado do livro. É realmete eficiente para desenvolver e manter o sistema futuramente?

3 - Alguma dica, que possa me ajudar, desenvolver e manter, meu projeto?

[]s

Fica difícil emitir qualquer opinião sem saber do que se trata seu projeto, quais os objetivos, qual o escopo, arquitetura, etc…

Boa noite,

Entendi, vou postar mais detalhes, abaixo:

• IDE: NetBeans
  • SGDB: MySQL

A ideia que me foi passada, é que cada parte das citadas, podem ser tradas, separadamente. No caso do banco de dados, a distinção, é mais clara. Por se tratar de um software diferente.

A IDE foi escolhida pela velocidade de produção, de telas, por mais que sejam repletas de componentes. Pois as telas serão muito trabalhosas.

Divisão inicial pensada por mim:

• Uma pessoa (equipe), para trabalhar as classes, com seus metodos e atributos.

• Uma pessoa (equipe), para montar as telas.

Dúvidas:

1 - A pessoa ou equipe, que ficar com o banco de dados e SQL. Como faço a interação entre eles, e os componentes descritos anteriormente. Eles devem ficar responsavel por outra “classe”?

2 - A classe que conter, os componentes de tela, pode conter as mascaras e tudo que for referente a tela?

3 - Como reaproveitar, as telas, sem gerar sobrecarga de metodos? Esse reaproveitamento é uma pratica correta, dentro de OO, e Java?

4 - Os frames podem ser, ocutados e re-exibidos, para aproveitar a tela? Se sim, o “coletor de lixo”, vai liberar a memoria?

Como nunca fiz nada grande com java, estou com muita dificuldade em estabelecer um procedimento, para desenvolvimento. Além de ainda não ter me aprofundado, em desenvolvimento OO.

Me perdõem pelo topico extenso, mas foi inevitavel. Sujestões, de literatura, a respeito também são muito bem vindas.

[]s

Boa noite,

Lendo alguns tópicos do forum, encontrei a resposta em nivel genérico: Camadas. :slight_smile:

Pelo que li, o modelo de 3 camadas, é o mais comumente encontrado. De acordo com o problema incialmente proposto, creio que 3 camadas, são mais que o suficiente se organizadas de forma coesa.

[]s