Duvida projeto Spring

Bom dia. Estou com uma duvida, se eu tenho um processamento. que se fara uso da classe contrato com as propriedades vencimento, valor, cliente.
a classe contrato teria um metodo gerarCobranca ? ou eu este deveria ficar classe cobranca ? e onde ele ficaria no projeto ? controller, service tb com certeza não. Obrigado a quem puder tirar minha duvida

Se você tem uma classe Cobranca, eu entendo que o método gerarCobranca() deveria ficar nesta classe.
Entendo também que gerar uma cobrança é um processamento, e processamento ao meu entendimento ficaria alocado no service.

opa mano no caso anotar apenas o metodo como @Service ou a classe cobranca?

Essa anotação @Service vai na sua classe service, não no método!

Quando vc adiciona mais responsabilidades para sua entidade além de somente recuperar os dados do banco, vc acaba saindo do modelo anêmico. Essa abordagem é comum quando se usa DDD (Domain-Driven Design). Isso é uma decisão de como vc pretender desenvolver seu código.

Como DDD é algo muito além do que somente o que comentei, de começo, recomendo que fique numa classe de serviço bem definida.

Obrigado a todos. no service eu achava que somente deveria ter crud. e as regras ? Boa noite

No service você pode colocar suas validações do CRUD.

Pense que uma classe de serviço irá manter as regras de negócio (validação faz parte do negócio).