dúvida - qual linguagem de programacao é usada para programar em tornos CNC/máquinas robóticas?

Pessoal tenho uma dúvida se algueim souber fico agradecido, nao tem nada a ve com java(acho), qual linguagem de programacao é usado para programar em tornos CNC e outras maquinas robóticas, vlw!

Se é a nível de hardware, acredito que seja C ou C++ com um tanto de asm.
Mas hoje em dia você vê de tudo… Até gente programando em Java pra essas coisas.

Abraço.

Olá
Usamos Java, porém utilizamos recursos do JNI ou JNA… dai podemos fazer
comunicação entre as linguagem, porque java não chega a tão baixo nivel assim como
C/C++ ou delphi…

Usamos java, somente para interface visual… “coisa que C/C++ não é possivel fazer”
falando assim… pode criar polêmica, consegue sim fazer, porém não é tão rica assim…
e tão portável, precisa ser recompilado e adaptado. Quanto que java basta apenas ter a máquina virtual.
Cada linguagem tem suas vantagens e desvantagens… o bom que podemos tirar o melhor das linguagem e juntar elas.

Espero ter ajudado
Flwssss

Em CNC se usa uma liguagem proprietária, se não me engano o nome é MACH9, ou o padrão é MACH9, algo assim…existem tabelas de comandos sequenciais que ditam oque a máquina irá fazer sequencialmente, é bastante símples e intuitivo. Softwares de cam como o CATIAV5, ou Solidworks conseguem gerar esses códigos tb…segue uma referência…

http://cnc-senai.blogspot.com/2008/07/cdigos-padro-iso.html

Porém se vc quer saber ql a linguagem interna da máquina msm…se não me engano é C++.

Pode usar qlqr linguagem nativa do so da máquina. Ou se for microcontrolada, c ou assembly