Cara…isso depende muito da empresa !!!
Algumas são seria e realmente querem investir no profissional, dando-lhe todo suporte, levando o estagio como estagio.
Porem, tbem existem empresas que pegam estagiarios querendo que o cara faça o trabalho de profissional, apenas pra pagar pouco pro cara e ter mais lucro. Não é dificil vc encontrar anuncios de estagio, com a empresa exigindo conhecimentos em varios frameworks, e ate experiencia !!! 8O
Ou então pegam estagiarios apenas pra esquentar cadeira !!
Fiz estagio no CPQD em Campinas/SP. Simplismente demais, aprendi muita coisa la, e a cobrança em cima de mim era bem mais leve que de um profissional !! Estagio como estagio deve ser !!
Mas ja trabalhei em empresas (não como estagiario), que faziam os estagiarios como escravos, e se o cara quisesse estudar, que ia estudar em casa !!! tipo das 00:00 as 06:00, ne ?
Agora, respondendo a sua pergunta, se eu fosse precisar de um estagiario , eu iria analisar :
- Conhecimento em OO. Explicar pro cara o que é uma Classe, é fda !
- Logica
- Saber buscar informação
- Java, no minimo, que conhecesse J2EE e SOA !! Zueira
.Em relação a tecnologia, no minimo saber do que esta falando !
Saber o que são frameworks (não que seria necessario dominar algum), saber escrever uma classe, dar uns comandos sqls e que eu não precisar peder tempo explicando o que é classpath, eclipse, netbeans, javac, sdk, EE, jsp, servlet !!
Acho que um estagiario, cursando o ultimo ano, deveria ter +/- este perfil.
Não é necessario dominar a tecnologia !!!