Duvida quanto a carreira

7 respostas
H

Bom pessoal, é o seguinte: Sou programador ( atualmente trabalhando com php e rails ). Minha praia é desenvolver para web. Já tem um tempinho que venho pensando em aprender java pois o mercado é mais amplo e melhor remunerado. Sei o basico de java pra desktop ( swing basico + jdbc ). Basico da epoca que utilizavam Vector pra receber as informações do jdbc e utiliza-lo posteriormente. Enfim, sei que isso não basta pro mercado de trabalho. Tenho uma ideia muito superficial do que devo aprender para começar a trabalhar com java, mas com certeza não é o suficiente.

Devo aprender:

Java EE
hibernate
EJB ( não sei o que é mas deve ser mt importante )
AOP

além disso, tirar a primeira certificação, SCJP.

Sou do rio, até pensei em fazer um curso na INFNET mas acho que pagar 5 mil reais pra aprender java se ( n eh nem a parte de web ) acho q n vale a pena.

Por favor, experientes na linguagem, me digam o que devo aprender em java pra ser um bom profissional.

( ja sei OO, UML… MVC… todo esse básico )

Obrigado a todos que comentarem.

7 Respostas

Andre_Brito

Opa.

5 mil reais? Nossa!

Eu não sou experiente, mas acho que você deve dar uma boa lembrada em Java SE (Vector ainda existe, mas existem coisas melhores).
O livro Servlets & JSP da série Head First é bastante recomendado e eu gosto bastante dele. Depois disso, é algum framwork pra web, Hibernate in Action e EJB.

Abraço.

H

Vlw, mas ainda quero mais respostas

Obrigado a todos que participarem.

WashingtonBotelho

Olá heliortf,

Pelo que venho acompanhando no mercado o Java esta bem visado mesmo, assim como tem muitos curiosos da linguagem. Não conheço muito de ROR, mas me parece uma linguagem muito boa, lá no meu serviço um dia até precisou de dar uma manutenção nesta linguagem e ninguém sabia… =)

Já o PHP aqui pra gente do Java foi substituído pelo JSP que é muito bom e é a base para o aprendizado do Java EE.
Te aconselho comprar um livro do Edson Gonsalves em www.integrator.com.br, ele é um ótimo autor e aprendi bastante. Já o livro que o amigo citou acima, o Head First (Use a Cabeça) eu já acho ele muito voltado para certificação sendo melhor o do Edson para prática ou até mesmo baixar apostila da Caelum.

5 mil em um curso sinceramente, pra mim isto é sem condição, ainda mais Java SE que se quiser aprender indico o Java 21 Days 6ª Edição.

Hoje o que esta sendo mais usado, ao menos no que acompanho é JSF (verifique também RichFaces ou IceFaces, sendo a primeira de minha preferência) + Hibernate + JavaScript + Ajax, estes dois últimos tendo uma framework muito boa, a JQuery.

Eu acho que resumindo seria isto.
Boa sorte no início de sua carreira e estou ai no que for possível para ajuda-lo. =)

H

Bom… javascript + ajax + jquery isso ja sei bastante ( graças a Deus ) xD.

O que devo aprender então?

Ficar fera em Java SE ou partir pra Java EE e seus frameworks mais importantes? ( na area de web ja conheço bastante… n tenho nenhum problema em desenvolver pra web, pelo menos em ror e php nao )

Marcio_Nogueira

Ao invés de perder tempo e dinheiro no Infnet, aconselho os cursos da Caelum na Rua Senador Dantas 80 / 307, ou os cursos do Professor Carlos Ribeiro (UFF) na Rua do Mercado 34 /401 próximo a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
Outra opção seria a Digidata na Av Presidente Vargas 482 / sobreloja. :wink:

H

Quanto custam mais ou menos os cursos da caelum?

LPJava

menos de 5 mil e mais de 1 mil… heheh
depender do curso na faixa de 1.300 por ai… e a qualidade do curso eh comprovada…

a respeito do que vc quer aprender… esqueca por enquanto essa parte de web e frameworks, se deseja tirar a scjp, vai ter que ir para a base do java, aprender os fundamentos e saber muito O.O.
Depois disso vc parte para area de Web e conhecer os frameworks… uma dica faca uma coisa de cada vez :).

Criado 2 de janeiro de 2009
Ultima resposta 3 de jan. de 2009
Respostas 7
Participantes 5