Duvida quanto a compilação pelo DOS [Resolvido]

Oi galera, primeiramente gostaria de dizer ola!! sou novato ;D, então minhas duvidas serão bem noobs eu acho.

Bom eu nunca programei nada na vida, só sei o básico de HTML mas queria aprender algo mesmo de programação e optei pelo java estpu usando a apostila da caelum FJ-11 e tal mas surgiu uma duvida.

Exatamente na página 9 eu compilo meu primeiro programa(estou usando o NotePad ++) faço que nem esta na apostila e talz, mas quando vou ao CMD e digito os comando de lá não aparece aparece uma mensagem de erro talvez?!

Mensagem:
javac: file not found: PrimeiroPrograma.java
Usage: javac <options> <source files>
use -help for a list of possible options

Se puderem me ajudar grato.

Vc configurou as variáveis de ambiente ?

Oi, sim configurei pela variável Patch, especifiquei o caminho até o diretório Java 1.7.

Boa noite iGustavo, eu tive um problema parecido quando passei essa parte ai tbem… veja o topico q eu tinha aberto:
http://www.guj.com.br/java/261659-erro-ao-executar-java-pelo-prompt-do-windows-resolvido

Provavelmente seu erro deve ser igual o meu, devido a configurações nas variaveis de ambiente.

Até.

No prompt digite javac e veja se aparece algumas opções ou se ele desconhece.

Você tem que colocar no path pasta bin do seu JDK. No meu caso:
C:\Program Files\Java\jdk1.7.0\bin

[quote=ViniGodoy]Você tem que colocar no path pasta bin do seu JDK. No meu caso:
C:\Program Files\Java\jdk1.7.0\bin[/quote]

http://imageshack.us/f/41/sitehdi.jpg/ / http://imageshack.us/f/39/site2.jpg/

Eu ja configurei a pacth, só não ta indo

Teu programa tá gravado mesmo no Desktop?

Sim, http://imageshack.us/f/839/semttulojv.jpg/

o mais estranho é que instalei o NetBeans e nele tbm não executou, to encucado agora fiz tudo certinho.

As variaveis de ambiente provavelmente estao corretas. Tanto que a mensagem de retorno é do proprio javac. O problema deve ser que voce nao esta no diretorio correto do seu .java

Tente o autocomplete. Digite javac Primeiro[AQUI VOCE CLICA TAB]

Se nao completar voce nao esta no diretorio correto. Ai o problema é voce dar uma lida basica sobre DOS e comandos basicos para navegar nos diretorios.

[quote=carlos.e.a]As variaveis de ambiente provavelmente estao corretas. Tanto que a mensagem de retorno é do proprio javac. O problema deve ser que voce nao esta no diretorio correto do seu .java

Tente o autocomplete. Digite javac Primeiro[AQUI VOCE CLICA TAB]

Se nao completar voce nao esta no diretorio correto. Ai o problema é voce dar uma lida basica sobre DOS e comandos basicos para navegar nos diretorios.[/quote]

Oi, HEHEHE olha eu tentei esse comando que vc me passou javac (ai vo apertando TAB aparece alguns programas tipo .gimp / .netbeans e tal), mas não consegui achar meu arquivo PrimeiroPrograma.java, não entendo salvei ele no desktop, bom deve ser noobise minha, mas você disse para eu aprender DOS pode me citar alguma apostila que começa do inicio tipo eu sou leigo para caramba mas quero muito aprender se puder ajudar com uma apostila completa mas que começa desde o inicio ;D.

Obrigado a todos. Procurarei aprender o DOS o mais rápido possível para voltar a mexer no Java.

Imaginei…quando voce abre o DOS o diretorio padrao vai ser o seu home(na windows seu DocumentsAndSettings). Voce tem duas opcoes:

Navegar ate o Desktop que é onde esta seu fonte ou jogar seu fonte no diretorio padrao. A segunda opcao vai resolver seu problema imediatamente mas eu aconselho aprender o basico de DOS. Aproveite a necessidade.

Té.

Assim eu nao to no windows entao nao posso te mostrar um exemplo. Por enquanto os comandos que vao ser uteis pra resolver esse problema sera o cd

Voce digita cd + [o diretorio que voce quer entrar]

Para voltar cd …

Para listar os arquivos do diretorio que voce esta acho que é dir nao lembro to mt acostumado com o ls do Linux.

Enfim, esses devem resolver o problema por enquanto. Nao precisa de apostila nao. Voce acha facil material sobre isso na web. Umas 1 ou 2 horas estudando e voce ja aprendeu o que será preciso =D

Té.

[quote=carlos.e.a]Assim eu nao to no windows entao nao posso te mostrar um exemplo. Por enquanto os comandos que vao ser uteis pra resolver esse problema sera o cd

Para voltar cd …

Para listar os arquivos do diretorio que voce esta acho que é dir nao lembro to mt acostumado com o ls do Linux.

Enfim, esses devem resolver o problema por enquanto. Nao precisa de apostila nao. Voce acha facil material sobre isso na web. Umas 1 ou 2 horas estudando e voce ja aprendeu o que será preciso =D

Té.[/quote]

SHUSHUSHUS, ja até achei uma apostila, só que vo estuda lê amanhã cedo antes de ir pro serviço HEHEHEHE to super empolgado ;D

[quote=carlos.e.a]Assim eu nao to no windows entao nao posso te mostrar um exemplo. Por enquanto os comandos que vao ser uteis pra resolver esse problema sera o cd

Para voltar cd …

Té.[/quote]

Bom Dia, eu consegui resolver o problema de executar no DOS, mas esta dando o seguinte erro.

ERRO:

PrimeiroPrograma.java:3: error: package system does not exist
                                         system.out.println("Minha primeira apliccação Java!.");

1 error

O que seria esse erro, e o que é o pacote acho que é esse pacote pois não criei nenhum pacote, só class como manda a apostila.

Olá.

O “system…” deve ser com letra maiúscula. -> System…

O Java é case-sensitive, você tem que estar atento às letras maiúsculas e minúsculas.

Java é case sensitive. O “s” da classe System é maiúsculo.

ps:Foi mal nao vi que que o rt já tinha respondido. Nao vi a pagina 2.

Té.