Dúvida quanto a criação de um objeto

4 respostas
E

Bom dia

Estou com dúvida para entender um código para criaçao de um objeto. Primeiro eu criei a classe.
class Conta {
String dono;
double saldo;
double limite;
int numero;  }
Ok. Agora irei criar uma conta (instânciar um objeto)
class Programa {

public static void main (String[] args) {
	    Conta  minhaConta;
		minhaConta = new Conta();
                //continua o codigo...

A minha dúvida é : Pra que essas 2 linhas
Conta minhaConta;
minhaConta = new Conta();
?

pra mim parece que estas duas linhas fazem a mesma conta (criar uma conta chamada minhaConta)

Obrigado desde já !

4 Respostas

S

Bom dia,

Primeira linha:

Conta: é o tipo de váriavel, no caso ela é do tipo Conta.
conta: é a váriavel de referência. É atraves dessa variável que você irá se referenciar ao objeto. Aqui elá não está apontando para ninguém. Você só pode usar essa variável após você inicializa-la, seja fazendo conta = null; ou conta = new Conta(); ou qualquer metodo que retorne um objeto do tipo Conta ou apontar diretamente para um objeto do tipo conta. Lembre-se, se você tentar invocar um metodo ou atributo de um objeto que esteja apontando para null você receberá o famoso NullPointerException.

Segunda linha:

new: palavra chave para invocar o metodo construtor.
Conta(): é o metodo construtor que você invocou. Agora a variável conta está apontando para um objeto do tipo Conta.

Qualquer dúvida, sinta-se livre para perguntar.

E

Cara muito obrigado !

"Conta: é o tipo de váriavel, no caso ela é do tipo Conta. "
Eu nunca ia imaginar isso ! então a primeira linha eu estou simplesmente criando uma variável para usar como referencia. E como a variavel é tipo Conta tem essa Conta minhaConta;

VLWW

ViniGodoy

E elas podem ser escritas em uma linha só:

Conta  minhaConta = new Conta();
S

Sem_Nome:
Bom dia,

Primeira linha:

Conta: é o tipo de váriavel, no caso ela é do tipo Conta.
conta: é a váriavel de referência. É atraves dessa variável que você irá se referenciar ao objeto. Aqui elá não está apontando para ninguém. Você só pode usar essa variável após você inicializa-la, seja fazendo conta = null; ou conta = new Conta(); ou qualquer metodo que retorne um objeto do tipo Conta ou apontar diretamente para um objeto do tipo conta. Lembre-se, se você tentar invocar um metodo ou atributo de um objeto que esteja apontando para null você receberá o famoso NullPointerException.

Segunda linha:

new: palavra chave para invocar o metodo construtor.
Conta(): é o metodo construtor que você invocou. Agora a variável conta está apontando para um objeto do tipo Conta.

Qualquer dúvida, sinta-se livre para perguntar.

Só uma correção:

minhaConta: é a váriavel de referência. É atraves dessa variável que você irá se referenciar ao objeto. Aqui elá não está apontando para ninguém. Você só pode usar essa variável após você inicializa-la, seja fazendo minhaConta= null; ou minhaConta= new Conta(); ou qualquer metodo que retorne um objeto do tipo Conta ou apontar diretamente para um objeto do tipo conta. Lembre-se, se você tentar invocar um metodo ou atributo de um objeto que esteja apontando para null você receberá o famoso NullPointerException.

Criado 31 de maio de 2012
Ultima resposta 31 de mai. de 2012
Respostas 4
Participantes 3