Pessoal, é o seguinte. Criei uma classe chamada pessoa e coloquei lá meus getters e setters, para os meus atributos, nome, cpf,email,rg,fone,cel e todos os atributos relativo à pessoa. A minha dúvida é: O que eu coloco no construtor dessa classe? Ou eu inicio o construtor vazio? Como eu estou começando agora com Java, eu tenho profundas dúvidas quanto à carregar o construtor. Essa classe é uma classe base, não vejo a necessidade de fazê-la abstrata ou devo sempre fazer para esse tipo de classe uma classe abstrata?
Duvida quanto ao construtor
5 Respostas
E indiferente. Depende muito de como você vai utilizar a classe. Você não precisa fazê-la abstrata, você pode instancia-la sem construtor sem nenhum problema.
vc decide. pode tanto ser vazio quanto com atributos, e nem precisa de todos.
Isso define o modo com que o objeto será criado, se por exemplo, vc colcoar o nome no construtor, será impossivel criar uma pessoa sem nome. é isso q vc quer? é esse tipo de decisão que direciona sua escolha.
Boa noite a todos.
Geralmente utilizamos o método construtor para inicializar algum atributo (variável) ou instanciar componentes que por ventura fazem parte da classe.
No seu caso, voce pode instanciar a sua classe pessoa de dois modos, isto porque como o método construtor também é um método, voce pode fazer sobrecarga dele, ou seja declará-lo com o mesmo nome, porém com parâmetros diferentes, assim voce pode optar para setar os valores das variáveis (atributos) no momento da instanciação, assim:
public class Pessoa {
private String nome;
private String cpf;
.....
.....
public Pessoa(){
}
public Pessoa(String pnome, String pcpf, ..........){
setNome(pnome);
setCpf(pcpf);
.....
.....
}
// Aqui todos os getters e setters
}
Então voce tem a opção de instanciar sua classe assim:
Pessoa gente = new Pessoa();
gente.setNome("Pjava");
gente.setCpf("[CPF removido]");
Ou, assim:
Pessoa gente = new Pessoa("Pjava","[CPF removido]",........);
Qual dos dois voce vai preferir :?: Depende da sua vontade de escrever códigos, no entanto, se voce tiver mais de 15 atributos na classe, então acho melhor utilizar a primeira opção
Obrigado e só agora pude ler e responder. A forma que eu achei de aprender java, é fazendo um aplicativo. E esse aplicativo são uns cadastros e já de cara vem essas dúvidas, tipo, como utilizar um construtor e vcs me responderam. Obrigado a todos mesmo.
Mais uma vez: em Java, construtor não é método.