luistiagos wrote: Sua empresa então deve ser muito boa… nunca vi nenhuma empresa dar aumento a certificados…
o fato não e que não vale nada… e que todo mundo tem… “ao menos todos que eu conheço tem” e o fato de todos terem ja desvaloriza a certificação… mas ela até vale porem não sozinha… ela vale pra vc poder tirar as outras que necessitam dela… mas sozinha não vale nada pois todo mundo tem… aliais a grande maioria que eu conheço tem a scjp, scja, scwcd e a de bussines component… tanto que agora meu foco não é mais em obter as certificações da sun e sim da ibm e da oracle que quase ngn tem…
Nao sei onde vc mora, mas depende da regiao pra “todo mundo ter a scjp”, eu moro no interior de minas, Uberaba, e eu só conheco 4 pessoas aqui na cidade, contando comigo q tenham a certificacao. Trabalho pra uma empresa de SP (que realmente eh muito boa, pois valoriza nao soh a certificacao, mas o desempenho dos funcionarios), que possui cerca de 200 programadores, sendo que uma parte programa em Java e a outra em .Net, e apenas 11 desses programadores (contando comigo) tem a cerficacao SCJP. Teve um colega de trabalho aqui de Uberaba, que tirou a Certificacao, recebeu aumento aqui na empresa e no mes seguinte jah recebeu proposta de outra empresa pra trabalhar em Uberlandia pra ganhar o dobro do salario dele aumentado aqui. Acho que você está trabalhando numa empresa muito ruim, ou morando numa cidade que nao te valoriza ou que o mercado pra programadores java já esta saturado (o que acho meio difícil)… Agora, mesmo que seja verdade e todo mundo aih tenha a certificacao, mais um motivo pra pessoa querer tirar tbm, a nao ser que ela queira ficar em desvantagem em relacao aos que ja possuem.
Agora é lógico que a pessoa nao deve ficar só na primeira certificacao, seja ela qual for, o ideal eh continuar sempre com os estudos e procurar se aperfeicoar cada vez mais, e o foco pra escolha da certificacao nao deve ser a quantidade de pessoas que a possuem ou nao, mas a area em que a pessoa se identifica, e a valorizacao eh a consequencia que vem atraves da sua competencia. Eu tirei a SCJP pq estava utilizando muito Java no Eclipse mesmo, mas agora estou trabalhando mais com Portal, por isso vou tirar a Oracle Weblogic Portal Developer, e nao vou dar continuidade nas certificacoes Sun por enquanto. Mas no momento que eu sentir necessidade de ter a SCWCD por exemplo (“que todo mundo tem” como vc diz), nao vou hesitar em tirar.
maior_abandonado
como talvez tenha sido o caso da Cris, não sei se ela é junior, pleno ou senior, mais parece que fez uma diferença significativa…
Realmente, comecei tem pouco tempo…