Olá amigos, Sou técnico e informática e curso faculdade de sistemas de informação…
De um tempo pra cá tenho tentado me encorajar a tirar uma certificação java, porém estou com algumas dúvidas quanto ao retorno que isso vai me proporcionar, afinal terei que me dedicar um bom tempo à Java e talvez até deixar de lado a faculdade por um curto tempo.
Vocês que tiraram a certificação tiveram o devido reconhecimento? O mercado por aqui é .Net, infelizmente, mas minha vontade é seguir em java… Vocês acham que tal certificação traria alguma notoriedade, mesmo que precisasse programar em outra linguagem momentaneamente?
O que mais se lê na internet são os benefícios que a certificação Java traz e tudo mais, porém, queria saber a experiência de um profissional certificado.
[quote=PhillTi] talvez até deixar de lado a faculdade por um curto tempo.
[/quote]
Não faça isso, amigo! Tirar uma certificação não exige que você saia da faculdade. Muito pelo contrário: se você estiver na faculdade, pode conseguir desconto no voucher para a certificação (procure por “Sun Academic Initiative”.)
Uma certificação pode adicionar alguma coisa ao seu salário dependendo da empresa em que você está e pode melhorar um pouco as chances de você arranjar um novo emprego, mas não é uma bala de prata.
Faça a certificação (e de preferência, como estou vendo que você não tem nem muito tempo nem muito dinheiro, faça direto a SCJP em vez de ficar perdendo tempo coma SCJA, que não é pré-requisito para nada).
[quote=thingol][quote=PhillTi] talvez até deixar de lado a faculdade por um curto tempo.
[/quote]
Não faça isso, amigo! Tirar uma certificação não exige que você saia da faculdade. Muito pelo contrário: se você estiver na faculdade, pode conseguir desconto no voucher para a certificação (procure por “Sun Academic Initiative”.)
Uma certificação pode adicionar alguma coisa ao seu salário dependendo da empresa em que você está e pode melhorar um pouco as chances de você arranjar um novo emprego, mas não é uma bala de prata.
Faça a certificação (e de preferência, como estou vendo que você não tem nem muito tempo nem muito dinheiro, faça direto a SCJP em vez de ficar perdendo tempo coma SCJA, que não é pré-requisito para nada).
[/quote]
Obrigado, amigo… o problema é justamente tempo e dinheiro… hehe… Digo por que na faculdade não estamos estudando Java ainda e no serviço, trabalho pouco com java, para uso próprio praticamente…
Porém, vou tentar conciliar, mesmo que leve algum tempo vou tentar tirar essa certificação…
Concordo com o pessoal, não precisa sair da faculdade.
Eu estou estudando desde dezembro de 2007 e devido a faculdade ainda não consegui me dedicar totalmente aos estudos, por isto ainda não fiz a prova.
O principal motivo pra tirar a certificação é aprender os conceitos da linguagem e não simplesmente ter um papel.
O que fica é o conhecimento, o que vale é se você sabe e não um certificado.
Estar cursando uma faculdade é uma grande vitória, pois você conseguiu o que muitos desajam e infelizmente não tem condoções para fazê-lo. Você pode e deve conciliar os estudos para a certificação e para a faculdade, bastando apenas organizar melhor seus horários.
Concordo com todos acima, não é qualquer um que tem a coragem de entrar numa faculdade hoje em dia e ainda mas cursar os 4 anos, fica muito pesado para algumas pessoas, financeiramente e as vezes até intelectualmente. Por isso não deixe a faculdade e foque na certificação não tirando o olho da faculdade. Quando você tiver “Programação 3” eu acho que incorpora Java também, dependendo do local de ensino. Então veio, mesmo que demore para você em relação, uma certificação no CV é sempre otimo, não interessando aonde você vai trabalhar, até se for com redes a certificação é um somatório no seu CV, então estude sem pena, quando você pegar o gostinho do estudo não vai querer para só na SCJP. se quiser um grupo para trocar ideia adicione esse aqui no MSN, group187939@groupsim.com , abraços.
depende qual certificação… se for a scjp que todo mundo tem esqueça pq esta não vale nem um centavo muito menos o valor do voucher… agora se for uma scea dai ate tem um pequeno valor… não é grande coisa mas agrega um certo valor pelo fato de muitos a desejarem porem poucos tem…
Obrigado a todos que responderam, com certeza vou continuar focando na faculdade e tentar conciliar, tenho bastante tempo de vida ainda (espero)…
E obrigado pelo grupo do msn concedido… vou adicionar aqui.
Fico feliz qndo venho ao GUJ, tem sempre alguém disposto a responder e tirar as dúvidas… Por isso é o maior e melhor forum de Java do Brasil… [puxa saco mode: on] hehehe
Vá se ____!
Então só porque todo mundo tem a obrigação de saber inglês, inglês não vale nada, nem um centavo?
Não desanime o rapaz.
Garanto que em muitas empresas isso pode representar um adicional no salário, já que é importante para elas poderem participar de concorrências públicas, por exemplo.
PhillTi, eu tirei a minha primeira certiticacao em Java ( SCJP ) quando ainda estava na faculdade, estudava no horario do almoco, no intervalo da facul e nos finais de semana. Tente dormir 1 hora mais tarde e se focar somente em estudar nessa 1 hora.
Uma coisa é certa voce vai precisar se esforçar, mas vale a pena principalmente pelo que voce aprende no decorrer dos estudos.
Entao concluindo, minha dica é continuar a facul e estudar junto para a certificacao.
[quote]luistiagos wrote:
depende qual certificação… se for a scjp que todo mundo tem esqueça pq esta não vale nem um centavo muito menos o valor do voucher :[/quote]
nao vale nem um centavo??? tirei a minha esse mes, e valeu um aumento de 70% no meu salário… vc q nao deve ser competente o suficiente pra fazer sua certificacao valer alguma coisa.
Com certeza é um desses casos de programador medilcre que não dar valor a propria certificação que estudou tanto (ou não) para tirar, aconselho a esse rapaz rever seus conceitos sobre estudo e capactação.
Concordo com a opinião de todos e tenho algo a acrescentar:
* Não estude para uma certificação pensando no título, mas sim no desafio e no conhecimento (e disciplina) que você irá adquirir ao se preparar para uma. O resto é conseqüência...
"A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo." (Peter Druker)
[quote=Cris Finholdt][quote]luistiagos wrote:
depende qual certificação… se for a scjp que todo mundo tem esqueça pq esta não vale nem um centavo muito menos o valor do voucher :[/quote]
nao vale nem um centavo??? tirei a minha esse mes, e valeu um aumento de 70% no meu salário… vc q nao deve ser competente o suficiente pra fazer sua certificacao valer alguma coisa.
[/quote]
Sua empresa então deve ser muito boa… nunca vi nenhuma empresa dar aumento a certificados…
o fato não e que não vale nada… e que todo mundo tem… “ao menos todos que eu conheço tem” e o fato de todos terem ja desvaloriza a certificação… mas ela até vale porem não sozinha… ela vale pra vc poder tirar as outras que necessitam dela… mas sozinha não vale nada pois todo mundo tem… aliais a grande maioria que eu conheço tem a scjp, scja, scwcd e a de bussines component… tanto que agora meu foco não é mais em obter as certificações da sun e sim da ibm e da oracle que quase ngn tem…
[quote=luistiagos][quote=Cris Finholdt][quote]luistiagos wrote:
[/quote]
Sua empresa então deve ser muito boa… nunca vi nenhuma empresa dar aumento a certificados…
o fato não e que não vale nada… e que todo mundo tem… “ao menos todos que eu conheço tem” e o fato de todos terem ja desvaloriza a certificação… mas ela até vale porem não sozinha… ela vale pra vc poder tirar as outras que necessitam dela… mas sozinha não vale nada pois todo mundo tem… aliais a grande maioria que eu conheço tem a scjp, scja, scwcd e a de bussines component… tanto que agora meu foco não é mais em obter as certificações da sun e sim da ibm e da oracle que quase ngn tem…[/quote]
mais um motivo para ele tirar a certificação… por que mesmo sendo só a scjp, é a porta de entrada para as outras…
numa boa… mesmo que todo mundo tivesse (o que ao menos aqui em sp não é bem a verdade), assim mesmo seria importante ter ela pq caso não tenha acaba ficando para trás… e pra quem ainda está começando, o que me parece ser o caso do criador do tópico, faz mais diferença ainda… para um profissional senior, a certificação é muito pouco, mais para um junior pode ser um diferencial… como talvez tenha sido o caso da Cris, não sei se ela é junior, pleno ou senior, mais parece que fez uma diferença significativa…
[quote] luistiagos wrote: Sua empresa então deve ser muito boa… nunca vi nenhuma empresa dar aumento a certificados…
o fato não e que não vale nada… e que todo mundo tem… “ao menos todos que eu conheço tem” e o fato de todos terem ja desvaloriza a certificação… mas ela até vale porem não sozinha… ela vale pra vc poder tirar as outras que necessitam dela… mas sozinha não vale nada pois todo mundo tem… aliais a grande maioria que eu conheço tem a scjp, scja, scwcd e a de bussines component… tanto que agora meu foco não é mais em obter as certificações da sun e sim da ibm e da oracle que quase ngn tem… [/quote]
Nao sei onde vc mora, mas depende da regiao pra “todo mundo ter a scjp”, eu moro no interior de minas, Uberaba, e eu só conheco 4 pessoas aqui na cidade, contando comigo q tenham a certificacao. Trabalho pra uma empresa de SP (que realmente eh muito boa, pois valoriza nao soh a certificacao, mas o desempenho dos funcionarios), que possui cerca de 200 programadores, sendo que uma parte programa em Java e a outra em .Net, e apenas 11 desses programadores (contando comigo) tem a cerficacao SCJP. Teve um colega de trabalho aqui de Uberaba, que tirou a Certificacao, recebeu aumento aqui na empresa e no mes seguinte jah recebeu proposta de outra empresa pra trabalhar em Uberlandia pra ganhar o dobro do salario dele aumentado aqui. Acho que você está trabalhando numa empresa muito ruim, ou morando numa cidade que nao te valoriza ou que o mercado pra programadores java já esta saturado (o que acho meio difícil)… Agora, mesmo que seja verdade e todo mundo aih tenha a certificacao, mais um motivo pra pessoa querer tirar tbm, a nao ser que ela queira ficar em desvantagem em relacao aos que ja possuem.
Agora é lógico que a pessoa nao deve ficar só na primeira certificacao, seja ela qual for, o ideal eh continuar sempre com os estudos e procurar se aperfeicoar cada vez mais, e o foco pra escolha da certificacao nao deve ser a quantidade de pessoas que a possuem ou nao, mas a area em que a pessoa se identifica, e a valorizacao eh a consequencia que vem atraves da sua competencia. Eu tirei a SCJP pq estava utilizando muito Java no Eclipse mesmo, mas agora estou trabalhando mais com Portal, por isso vou tirar a Oracle Weblogic Portal Developer, e nao vou dar continuidade nas certificacoes Sun por enquanto. Mas no momento que eu sentir necessidade de ter a SCWCD por exemplo (“que todo mundo tem” como vc diz), nao vou hesitar em tirar.
[quote]maior_abandonado
como talvez tenha sido o caso da Cris, não sei se ela é junior, pleno ou senior, mais parece que fez uma diferença significativa… [/quote]
[quote=Cris Finholdt][quote]luistiagos wrote:
[/quote]
Ui!
onde eu assino?
Bem acredito que mesmo sendo uma certificação que “supostamente todos tem” pra vc pelo menos entrar estar começando no nível de “todos” vc também terá que ter se quiser seguir carreira nessa área que acredito que é o seu objetivo.
Manda bala nos estudos, na facul e tira a certificação sim cara… boa sorte nos estudos :lol: