Bom dia amigos, estou com uma duvida que julgo que estou comendo bola. Tenho um projeto (java console) que tem o arquivo XML de configuração do Hibernate dentro de um pacote chamado conf. Tudo funciona perfeitamente, porem senti a necessidade de quando distribuir meu aplicativo o arquivo XML estar fora do pacote para poder ser alterado qdo for necessario.
Como devo fazer para isto acontecer sem precisar ficar mandando o jar, as libs e o arquivo XML para cada computador?
Em projetos web, colocando dentro do WEB-INF ele fica do jeito que preciso… agora preciso fazer isto com projeto console.
Se é um projeto desktop, tem de enviar sua lib para cada computador. Como outros poderão usufruir desse sistema ?
O que tu precisa, é carregar esse XML a partir de um path relativo ao seu projeto. Podes identificar um padrão de instalação e dizer ao cliente onde esse XML deve estar alocado. Digamos assim, o usuário instalou no diretório C:/Softwares/projetoX.
Você dizer que dentro do projetoX deve existir um diretório chamado config.
Ou entendi completamente errado a sua pergunta?
Ola Nel, obrigado pela atenção… Acho que nao expliquei direito o problema. Eu tenho um projeto que utiliza arquivo de config em um .properties. Na carga do meu sitema, eu verifico se existe este arquivo no mesmo local do .jar, caso nào existe, o app criar o .properties (em tempo de execuçào) com as configuracoes básicas do sistema.
Queria fazer a mesma coisa, só que com o me XML que está num pacote. Desta forma, eu só mando o jar e o lib… o xml é gerado em tempo de execuçào.
Como posso fazer isto? Pensei em ler utilizando o getResourceAsStrem e gerar o XML no mesmo local do jar.
Será que vale a pena fazer isto, ou o esforço para implementar isto nào vale a pena??
[quote=libajunior]Ola Nel, obrigado pela atenção… Acho que nao expliquei direito o problema. Eu tenho um projeto que utiliza arquivo de config em um .properties. Na carga do meu sitema, eu verifico se existe este arquivo no mesmo local do .jar, caso nào existe, o app criar o .properties (em tempo de execuçào) com as configuracoes básicas do sistema.
Queria fazer a mesma coisa, só que com o me XML que está num pacote. Desta forma, eu só mando o jar e o lib… o xml é gerado em tempo de execuçào.
Como posso fazer isto? Pensei em ler utilizando o getResourceAsStrem e gerar o XML no mesmo local do jar.
Será que vale a pena fazer isto, ou o esforço para implementar isto nào vale a pena??[/quote]
Se pretendes disponibilizar o XML para configuração externa, o esforço vale a pena. Tu pode gerar as configurações “default” mas o cliente, caso queira, pode alterar estas informações a quaisquer momento. Se vais usar getResourceAsStrem ou outro meio de capturar o arquivo, ai é outra conversa. O ideal é definir o seu escopo/necessidade e depois pensar em como tu vai implementar isso.