Duvida quanto cobrar Aplicacao j2ee

6 respostas
A

Olá,

Acabei de desenvolver um software em J2EE usando : Hibernate , Struts ,EJB e o MYSQL (com 8 tabelas) complexo e demorei 4 meses ( 6 horas diarias) para concluir.
No software tem : Proposta Comercial , Formularios para cadastro de clientes e muito mais.

Gostaria de uma ajuda , se algum de voces já desenvolveu  um software + ou - dessa forma e quanto cobrou .
Existe uma politica para padronizarmos isso. Eu sei que tem como calcular as linhas de codigo além das horas trabalhadas.

Mas estou pesquisando todas as possibilidades para nao ter prejuizos.
E tbm se algum de voces tem um modelo de contrato especifico , andei pesquisando inclusive tenho aqui comigo existem alguns modelos mais genericos para todas as areas.
Preciso de um mais claro a respeito do softaew e politicas de cobrança.

Acredito que a galera vai postar e ajudar! 

Abraços

6 Respostas

L

aqui na empresa onde eu trabalho a galera faz o calculo de pontos por funcao na minha opiniao nao se deve avaliar quantidade de linha de codigo horas trabalhadas os livros de engenharia de software adoram esse tema na verdade as funcionalidades que o software implementa é que faz o valor do mesmo

blz abracao

jefferson Analista JEE

A

Olá limajefferson

Ok obrigada pela informação , mas onde posso encontrar esse informacao sobre ponto de funcao como calcular ?
Abraços,

O

Algumas dicas (de leigo, pois não entendo muito destas coisas):

• O que você está vendendo? O direito de uso de um software, o trabalho de desenvolvimento de um sistema (mão de obra apenas), o código-fonte e cedendo o direito deste código-fonte para o cliente, uma solução para o problema do cliente que envolve software, um produto de “prateleira”, etc.
  • Pretende vender para mais algum cliente?
  • Você pretende dar manutenção deste sistema? Vai dar algum prazo de garantia, além do estabelecido por lei (leve em conta isto para orçar o valor do trabalho)? Vai dar suporte? De que tipo (telefone, visita, e-mail)? Vai estabelecer alguma politica de tempo para atender o cliente (SLA)? Vai estabelecer o que vai ser cobrado ou não durante o periodo de manutenção?
  • Pretende gerar algum outro sistema “derivado” (aproveitar código) deste?
  • Vai cobrar o custo da instalação a parte?
  • Dependendo, leve em conta o quanto o cliente vai ganhar (ou economizar) utilizando o seu sistema (ROI).

[Edit]

• Ah! A maioria dos clientes não está interessado em comprar tecnologia, mas uma solução para o problema dele, portanto se foi feito usando J2EE, as vezes não tem a menor importancia para o preço final.
    [/Edit]

Desculpe não ter ajudado na questão de quanto cobrar, mas espero ter ajudado em estabelecer mais parametros para você saber quanto cobrar.

F

Minimo 15 mil.

Se o software é complexo, seu perfil é no mínimo pleno.

Um pleno 4 meses 6h por dia vai custar ± 10/12 mil.

Acho que você pode começar pensando no mínimo e continuar com as perguntas do oyama…

porque no mínimo um salário compativel com o mercado por mês você tem que receber… justo?

e mais… sempre jogue pra cima, porque o cliente sempre vai jogar pra baixo. Se a sua primeira oferta for baixa, voce provavelmente vai ter prejuizo.

F

Se vc trabalhou como um fábrica de software acho que qq. coisa como R$/h, R$/linha, R$/pf, R$/qq. outra coisa é valida. Porém se vc enxergou um nicho de mercado e fez um sistema para atender, pense como empresário e não como técnico, veja o qto daquele esforço valeu para vc, veja qto aquele sistema vai gerar de ganho ou economia para o seu cliente, pondere e chege num valor.

A

Ok pessoal,

Obrigada pelas dicas de todos vcs , vou avaliar com cuidado isso e desde já obrigada.
Abraços,

Adriana

Criado 22 de novembro de 2006
Ultima resposta 23 de nov. de 2006
Respostas 6
Participantes 5