Dúvida que causa até vergonha. "Alocando Dados"

8 respostas
desertusvsf

Sou novo no GUJ (como pode ser percebido), sou iniciante na linguagem Java no entando me propuz a aprender como uma forma de desafio.
Li um tutorial escrito por Tarcisio Lopes, onde obtive alguma base.

Estou tentando agora desenvolver algo afim de me abtuar as rotinas e me aperfeiçoar. Contudo, em todos os lugares onde busquei e em todo o tutorial de 143 lições não consegui aprender com receber um “valor”, “dado” ou como queiram chamar do usuário.

Por exemplo Crio uma variavel VarNome e quero que o usuario entre com seu nome, como faço para guardar o digitado pelo usuário na VarNome?

Ainda dentro de minha inicialização na linguagem, gostaria de saber dos mais experientes se tem alguma sugestão para iniciar? Livro? bom tutorial? ou qualquer outra ferramenta.

Obrigado, me sinto honrado de pertencer ao GUJ e agradeço a todos que puderem ajudar, espero no futuro poder responder muitos topicos.

8 Respostas

peczenyj

vc esta usando java 1.4 ou 1.5 pra cima?

desertusvsf

Desculpe não ser especifico.
jdk1.5.0_12
jde1.5.0_12

Aproveitando, esqueci na primeira questão, qual “ambiente de desenvolvimento” (se é que é assim que se fala) recomendam?
ouvi falar do NetBeans seria a melhor opção?

davidbuzatto

Vc pode usar a classe Scanner (já q vc está usando Java > 5)

Por exemplo:

import java.util.*;
...
public static void main( String[] args ) {
    int numero = 0;
    Scanner s = new Scanner( System.in );
    numero = s.nextInt();
}
Ou então usar um JOptionPane
import javax.swing.*;

public static void main( String[] args ) {
    String entrada = JOptionPane.showInputDialog( "Entre com o valor" );
    System.out.println( entrada );
}

Para aprender mais sobre a classe Scanner (outros métodos para obter dados de tipos diferentes), dê uma olhada na documentação da API do Java (baixe em java.sun.com).

Para aprender sobre conversão de Strings para números e vice-versa, consulte a API tbm.

Por exemplo, se vc quisesse converter a String entrada do segundo exemplo para um int, vc faria
int numero = Integer.parseInt( entrada );

Perceba o uso da classe Integer (ela é uma classe que representa o primitivo int). No Java essas classes são chamadas de empacotadoras (wrappers) de tipos primitivos. Tem uma para cada tipo. Por exemplo: double -> Double ; boolean -> Boolean, char -> Character. Sendo assim, cada uma tem seus métodos de conversão e afins. Dê uma olhada na api como eu disse.

Quanto a livros, eu gosto muito do Java Como Programar para iniciantes, e depois vc pode passar para o Core Java que é bem mais profundo e técnico.

Até mais!

carlosfrancelino

E quanto a versão do java se vc estiver no windows proceda da seguinte forma:
Vá em Iniciar->Executar
Digita cmd
Quando aparecer a janela do cmd digite java -version

desertusvsf

David Buzatto… Acho que tenho muito a aprender sobre java, na verdade não consegui utilizar suas linhas de código. Não sou implementar para recolher informação digitada por mim durante a execução.

… iii, cade vez mais crio dúvidas. Mas fico muito agradecido.

Pediria caso, você possa me enviar um Code, do mais simples possivel, mas que eu possa compilar e que recolha informação digitada pelo usuario. Obrigado.

davidbuzatto

Não deve ter funcionado por vc não deve ter colocado o método main dentro de uma classe.

Vc tem que fazer assim

Cria um arquivo chamado Teste.java, ai dentro dele vc coloca

public class Teste { public static void main( String[] args ) { // coloca o que eu passei aqui agora (sem a linha do main é claro) } }

Até mais!

diego2005

Segue uma ótima apostila pra você começar: Caelum FJ11

T+

Marky.Vasconcelos

Eu provavelmente como a maioria daqui indico a apostila FJ-11 OO da Caelum

Criado 10 de agosto de 2007
Ultima resposta 10 de ago. de 2007
Respostas 8
Participantes 6