Dúvida: questões éticas

13 respostas
marcusluiz83

Bom dia!

Nesses dias, recebi uma solicitação de um cliente que me proporcionou uma enorme dúvida envolvendo questões éticas. Ele utiliza um software de uma empresa há bastante tempo, paga em dia as mensalidades etc e blá-blá-blá. O problema é que essa empresa só implementa solicitações e sugestões dos clientes se for interessante para todos, e quando atendem, não há prazo para conclusão.

Esse cliente, me solicitou um software paralelo apenas para geração de relatórios específicos que o sistema dele não atende. O software utiliza o banco de dados SQL Server.

Neste caso, apenas para níveis de consulta, posso desenvolver um sistema que gere os relatórios que ele necessita? O cliente pagou pela licença do banco de dados, então ele tem direito ao total acesso das informações, certo? Em nossa concepção, não estarei agindo errado com a software house, pois não estou alterando o sistema deles e nem as informações do banco de dados, correto?

Aguardo opiniões. Obrigado!

13 Respostas

rmendes08

Sinceramente, o que eu acho anti-ético é a software house colocar empecilhos no banco de dados. A aplicação pode ser dele, mas os dados são do cliente! Sendo assim, se o cliente está te pagando para criar relatórios que consomem dados que são dele mesmo, na minha opinião, não há restrição ética nenhuma. Possa talvez, haver alguma restrição legal por contrato. Mas como sabemos legal != ético.

fernandosavio

Não minha opinião não há problema nenhum. Se a empresa não atende bem seus clientes tem que estar preparada para perdê-los…

pmlm

Se o cliente te contacta para fazer um trabalho para ele, só tens de saber se é legal ou não.
Não vejo como possa haver problemas de ética…

leoramos

Não havendo restrição contratual, eu não acho anti-ético tu fazeres esses relatórios pra ele.
Porém, é interessante saber se isso já não está previsto no contrato (os relatórios). Caso esteja, talvez o cliente só esteja querendo pagar um pouco mais barato pela solução.
Se for isso, ainda assim eu não acho anti-ético, porquê de fato os dados são dele, como bem disse o mendes08; porém, juridicamente ele pode se complicar. E eu não sou advogado, mas ou muito me engano, ou você seria responsável solidariamente, nesse caso.
Abraço!

gfkauer

O Cliente contrata a aplicação, a base de dados lhe pertence. Pode até ter sido projetada por uma software house, mas é dele, ele pagou pela construção da base.

A questão em si poderia ser vista de outra forma:

AUser

Dá um olhada no contrato. Tem uma pá de SLA que restringe isso (fique atento ao parágrafo que normalmente fala sobre engenharia reversa, etc). Só lembrando: se estiver previsto isso no contrato e você mesmo assim criar a app, muito provavelmente você vai responder solidariamente ao contratante do software. Se não tiver contrato, veja se o software está registrado no INPI ou algo assim.

Edit: Interessante, pesquisando fora, o que encontrei: Forms often prohibit users from reverse engineering. This may also serve to make it difficult to develop third-party software which interoperates with the licensed software, thus increasing the value of the publisher’s solutions through decreased customer choice. In the United States, EULA provisions can preempt the reverse engineering rights implied by fair use, c.f. Bowers v. Baystate Technologies.
Some licenses[1] purport to prohibit a user’s right to release data on the performance of the software.

Bowers v. Baystate Technologies is a landmark case in US intellectual property law, more specifically, in the area of software licenses. It established that shrink-wrap EULA (End User License Agreement) provisions can override the reverse engineering allowance, part of the fair use rights, in the Copyright Act. Judge Timothy B. Dyk was noted for dissenting with the majority opinion

Marcio_Nogueira

Pelo que me parece, você estaria criando apenas um módulo gerador de relatórios (a parte), que não altera em nada a aplicação da empresa.

marcusluiz83

Pois é, galera. Não há nada específico no contrato. Vamos no basear no conceito de que os dados são do cliente. O cliente escolheu um banco de dados pago, entre outras opções gratuitas.

Não vejo problema em criar relatórios para ele. Se ele me pedisse um módulo que alimentaria ou modificaria as informações do banco, sinceramente, eu não faria.

Valeu pelas ideias!

Abraço a todos.

gfkauer

Eu já penso o contrario, eu faria sem questionar. Porque? Existe algum limitador legal ou ético que impede uma empresa a manter 10 sistemas diferentes? Mesmo que eles façam a mesma coisa? Não, em uma empresa de grande porte nada a impede de ter um sistema, de fornecedores diferentes, para cada área da empresa.

Como exemplo cito a empresa onde trabalho.
Temos um banco de dados Oracle, mantido por uma equipe interna em conjunto com um fornecedor.
Um sistema de RH da empresa A.
Um sistema de Contas da empresa B.
Um ERP da empresa C.
Um sistema de ponto, que se utiliza de dados do sistema de RH, da empresa D.
Um sistema de relatórios gerencias (BI), que usam dados de todos os sistemas, desenvolvido internamente.
e mais alguns sistemas… alguns interagem, outros não…

O que deve ser avaliado é o seguinte, em momento algum, um fornecedor externo ou interno deve se utilizar dos sistemas existentes para criar um novo “igual”. Isso sim é ilegal.

AUser

marcusluiz83:
Pois é, galera. Não há nada específico no contrato. Vamos no basear no conceito de que os dados são do cliente. O cliente escolheu um banco de dados pago, entre outras opções gratuitas.

Não vejo problema em criar relatórios para ele. Se ele me pedisse um módulo que alimentaria ou modificaria as informações do banco, sinceramente, eu não faria.

Valeu pelas ideias!

Abraço a todos.

Só o contrato não adianta, verifica se a aplicação tem registro no INPI, e vê a licença dela.

F

Esta questão é parecida com a de um iPad/iphone e de uma sky por exemplo.

Se eu compro um iphone/ipad eu posso fazer JailBreak nele já que fui eu que comprei o aparelho e faço com ele o que bem entender?

Quando eu compro 6 pontos da sky por exemplo, eu posso colocar onde eu quiser (fora da residência, casa de praia por exemplo) já que fui eu que adquiri os pontos?

gfkauer

Ai já entrão questões legais.
É diferente fazer um Jailbreak pois você esta alterando o sistema da Apple. Você ter comprado o software não quer dizer que você pode altera-lo.

Você não pode modificar um software de um fabricante se os direitos autorais são dele. Mas em diversos softwares você pode fazer adicões de funcionalidades. Afinal seu contrato preve que você pode construir uma nova app para seu IQualquerCoisa e inclui-la no aparelho sem ferrir seu contrato.

F

gfkauer:
Ai já entrão questões legais.
É diferente fazer um Jailbreak pois você esta alterando o sistema da Apple. Você ter comprado o software não quer dizer que você pode altera-lo.

Você não pode modificar um software de um fabricante se os direitos autorais são dele. Mas em diversos softwares você pode fazer adicões de funcionalidades. Afinal seu contrato preve que você pode construir uma nova app para seu IQualquerCoisa e inclui-la no aparelho sem ferrir seu contrato.

Pior que não entram questões legais não. Ainda não tem legislação a respeito deste assunto, não é uma atitude ilegal do ponto de vista jurídico e a Apple sabe disso.

Criado 4 de outubro de 2011
Ultima resposta 6 de out. de 2011
Respostas 13
Participantes 9