Dúvida referente ao principio do JAVA (JSP)

7 respostas
C

Boa tarde pessoal.

Seguinte sou Web Design e quero me aprofundar na programação e a linguagem que quero aprender e futuramente desenvolver é em JAVA (JSP). Porém estou com algumas dúvidas referente ao inicio. Por onde devo começar. Sinceramente quanto mais eu leio mais fico longe desse inicio, sinto que não achei a trilha para o sucesso dentro do JAVA.

Fiz algumas pesquisas sobre fundamentos bem básicos e apontou para algoritmo e logica de programação, então pensei comigo: Achei a trilha, mais na verdade o que encontrei foi mais incertezas. Então lá no fim da luz achei vocês, o fórum. Também fiz uma breve pesquisa interna sobre minha dúvida e o que achei foram assuntos vagos, então tive a necessidade de abrir esse tópico.

E necessário aprender algoritmo e logica de programação? Se sim, esse estudo e uma padrão para todas as linguagens? Faço essa pergunta porque tudo que encontrei referente a algoritmo e logica de programação, e padrão, não achei nada do tipo Algoritmo e logica de programação para JAVA (jsp).

Se for padrão ou especifico, poderia me indiciar um bom livro?

Estou em mãos com o livro: Desenvolvendo Aplicações Web com Jsp , Servlets , Javaserver Faces , Hibernate , Ejb 3 Persistence ele é realmente para iniciante?

Obrigado desde já!

7 Respostas

rodrigo.uchoa

Pra aprender qualquer linguagem de programação, inclusive Java, você tem que saber lógica de programação. Não adiantar começar a lendo livro de java ai que você não vai entender nada.

Luiz_Augusto_Prado

Sim. É pré-requisito saber lógica de programação.
Além disso: programação estruturada e orientada a objetos.
Não vai adiantar muito vc investir tempo em jsp se vc não sabe o básico de java.
Não conheço esse livro, mas se existir algum material sobre java (o basico. logica de programação estruturada e orientada a objeto), o livro vai ser um bom começo.

rmendes08

Se você quer partir para a área de programação então a resposta é sim. Você precisará aprender sobre lógica de programação e algoritmos. Lógica de programação é um assunto mais “teórico” então é normal fazer projetos “bobinhos” (palindromos, média das notas de uma turma, etc.) no início ao invés de partir para algo mais prático. A vantagem é que é uma teoria que você aproveita em praticamente qualquer linguagem de programação: Java, C#, PHP, Ruby, Python, Javascript, etc.

Enfim, uma coleção de livros que eu gosto é a Casa do Código, de maneira geral, eles são muito bons quando se é novo em um assunto. Para começar com a lógica de programação, você pode iniciar com este aqui:

ele é escrito para Javascript (Java e Javascript são completamente diferentes OK ?), mas como eu disse, uma vez que você aprendeu a lógica é muito mais fácil você partir para Java. Uma vez que você aprendeu a lógica de programação então você pode partir para apostila da Caelum:

C

Boa tarde pessoal, desde já obrigado pela ajuda!

rodrigo.uchoa:
Pra aprender qualquer linguagem de programação, inclusive Java, você tem que saber lógica de programação. Não adiantar começar a lendo livro de java ai que você não vai entender nada.

Era quase uma certeza que eu tinha. Já que meu objetivo é Java para Web então devo aprender qual lógica e algoritmo? Qualquer um? Ou existe um bom livro ou curso que ensina algoritmo e logica de programação especifico para Java?

Opa, rmendes08 tranquilo? Então eu adquirir um curso online de Algoritmo e logica programação do professor Neri Aldoir Neitzke. Durante o curso percebi que o foco do curso era para Pascal, C/C++ e Java. Então parei achando que deveria procurar um que leve para o Java Web. E lembro que durante uma das aulas ele ensinou o que é algoritmo, logica da programação e o teste de mesa, e um dos exemplos foi calcular a média de um aluno.

Então posso dar continuidade a esse curso e depois simplesmente deleto a linguagem que ele ensina, e parto para Orientação objetos em Java?

Obrigado desde já

Luiz_Augusto_Prado

Já tive um livro da Ditel 2ª edição. Faz uns anos.
Normalmente hoje eu pesquiso no google.

adriano_si

Mais uma coisa. Só vá para WEB depois que aprender bem lógica. Web é um mundo novo. Vai envolver outros conceitos (como HTTP por exemplo, que muita gente apanha por não saber como funciona o básico) que de novo farão você ter que estudar conceitos gerais, já que requests, responses, sessions, etc. também são abrangentes e usados em toda e qualquer linguagem de programação web.

Quanto ao “por onde” começar, cada um aprende mais facilmente de um jeito. Eu comecei na seguinte ordem:

• Deitel 4ª edição;
  • Use a cabeça Java
  • SCJP 5 da Katty Sierra.

— Daqui pra baixo tudo no Google e programando —

• Conheci e aprendi PHP;

• JSF;

• Dei um passo pra trás e aprendi JSP (depois de apanhar com algumas coisas no JSF)

• Spring MVC

• JSF de novo

• GRails Framework (Esse eu comprei um livro, mas aprendi mesmo lendo a doc, fazendo e postando as dúvidas no www.grailsbrasil.com.br);

Mas não adianta, essa foi a minha jornada com Java - WEB. Já estudei Python, Rails e recentemente o Node.js. Tirando o Python que comecei pela linguagem, as outras duas comecei pelo Framework, mas não deu muito certo. Teria que novamente estudar Ruby pra entender o Rails e me aprofundar no JavaScript pra entender o Node. Logo abandonei os estudos de tais Frameworks por hora, tendo em vista que é assim que meu cérebro funciona.

Já outros colegas, tenho certeza que seguiram um caminho completamente diferente do meu e aprendem também de forma diferente, afinal, somos diferentes.

Uma dica que dou é somente pra que você não desista só por estar encontrando dificuldades. A dificuldade no início da jornada, é normal em tudo o que você for aprender de novo durante a vida :wink:

Enfim, sucesso na jornada e qualquer coisa, estamos por aqui.

C

Mais uma coisa. Só vá para WEB depois que aprender bem lógica. Web é um mundo novo. Vai envolver outros conceitos (como HTTP por exemplo, que muita gente apanha por não saber como funciona o básico) que de novo farão você ter que estudar conceitos gerais, já que requests, responses, sessions, etc. também são abrangentes e usados em toda e qualquer linguagem de programação web.

Quanto ao “por onde” começar, cada um aprende mais facilmente de um jeito. Eu comecei na seguinte ordem:

• Deitel 4ª edição;
  • Use a cabeça Java
  • SCJP 5 da Katty Sierra.

— Daqui pra baixo tudo no Google e programando —

• Conheci e aprendi PHP;

• JSF;

• Dei um passo pra trás e aprendi JSP (depois de apanhar com algumas coisas no JSF)

• Spring MVC

• JSF de novo

• GRails Framework (Esse eu comprei um livro, mas aprendi mesmo lendo a doc, fazendo e postando as dúvidas no www.grailsbrasil.com.br);

Mas não adianta, essa foi a minha jornada com Java - WEB. Já estudei Python, Rails e recentemente o Node.js. Tirando o Python que comecei pela linguagem, as outras duas comecei pelo Framework, mas não deu muito certo. Teria que novamente estudar Ruby pra entender o Rails e me aprofundar no JavaScript pra entender o Node. Logo abandonei os estudos de tais Frameworks por hora, tendo em vista que é assim que meu cérebro funciona.

Já outros colegas, tenho certeza que seguiram um caminho completamente diferente do meu e aprendem também de forma diferente, afinal, somos diferentes.

Uma dica que dou é somente pra que você não desista só por estar encontrando dificuldades. A dificuldade no início da jornada, é normal em tudo o que você for aprender de novo durante a vida :wink:

Enfim, sucesso na jornada e qualquer coisa, estamos por aqui.

Obrigado pelas palavras de incentivo.

Sempre fui Web Design, referente ao Html, Xhtml, Css e Css3 e algo que sempre soube e sempre estudei. Mais sinto que falta algo na minha vida profissional. Já tentei aprender PHP no passado e acabei desistindo, mais de tantas idas e vindas adquirir alguns conhecimentos, como: Tipo de dados, operadores matemáticos, variáveis, array, switch, if else e etc. Hoje realmente sinto essa necessidade, e até mais que uma necessidade e uma obrigação. Acabei perdendo muitos clientes ou muitos serviços por não saber programar, então isso acaba se tornando chato e desgastante.

Referente aos livros vou pesquisar sobre eles e adquiri-los!

Mais uma vez, obrigado pela ajuda e pelas palavras de incetivos.

Criado 27 de novembro de 2014
Ultima resposta 28 de nov. de 2014
Respostas 7
Participantes 5