[Dúvida - Repositório Git] Eclipse trabalhando no projeto diretamente do Repositório

Prezados,
Tenho uma dúvida sobre o funcionamento do Git.

Eu costumava trabalhar com CVS e funcionava da seguinte forma:

1. Você realizava check-out (Fazia uma cópia) do projeto do Repositório para o Workspace, depois comitava as alterações do Projeto no Workspace para o Projeto do repositório.

Com o Git, está acontecendo o seguinte:

1. Crio o repositório GIT Local.
  2. No Eclipse, clickando em Team - Share - GIT, e escolhendo meu repositório…ele pega o meu projeto e coloca na Pasta do Repositório, removendo assim o projeto do workspace.
    Assim, sempre que salvo alguma alteração sem dar commit no Eclipse, vejo que também foi alterado lá na pasta do projeto que está no repositório.

Pra mim não sentido ser dessa forma, o correto era varias pessoas terem uma cópia do projeto para trabalhar a parte e somente quando commitar ir as alterações para o repositório…

Pergunta:
Ao compartilhar o projeto no repositório do GIT, ele não deveria enviar o projeto para o repositório, porém manter uma cópia no workspace para que eu trabalhe em cima do workspace e não envie os dados alterados para o repositório enquanto não dou commit?

Espero que tenham entendido a pergunta e possam me ajudar detalhadamente ^^

Abraços!!!