Dúvida SCEA - Sobre XML

2 respostas
AUser

Olá pessoal,

Estou estudando pra SCEA, e no livro está escrito, entre vários motivos de se usar XML, é que é possível fazer validações, como por exemplo verificar se a ordem das tags está correta.

Mas peraí, XML, teoricamente, não precisa ter ordem nas tags. Note bem: Ordem nas tags. Pois, caso ocorresse isso estariamos falando apenas de um string reader, quase. E essa é uma grande vantagem do XML.

Pelo o que o livro diz dá pra entender que:

<pessoa>
<nome>luiz</nome>
<idade>11</idade>
</pessoa>

é diferente de:

<pessoa>
<idade>11</idade>
<nome>luiz</nome>
</pessoa>

Entao essa é a confusao na minha cabeça, pq tecnicamente são iguais! Mas eu me recordo que uma vez tivesse esse problema trabalhando com uns XML do Spring.
Alguém pode me dizer o sentido disso? Existe essa diferena? Existe a possibilidade de ocorrer essa diferença?
Grato!

[]'s!!!

2 Respostas

mrcastro

Bom, essa validação poderia acontecer no caso desse XML possuir um XSD, por exemplo, o que limitaria tipo de dados, quantidade de entidades, e até a ordem delas, como vc diz.

Essa questão de ordem pode ser necessária no caso de alguma aplicação parsear um XML e necessitar de um dado antes de um outro que também está no XML(mais pra frente), por exemplo.

AUser

mrcastro:
Bom, essa validação poderia acontecer no caso desse XML possuir um XSD, por exemplo, o que limitaria tipo de dados, quantidade de entidades, e até a ordem delas, como vc diz.

Essa questão de ordem pode ser necessária no caso de alguma aplicação parsear um XML e necessitar de um dado antes de um outro que também está no XML(mais pra frente), por exemplo.

Não faz sentido ter ordem. Já que com o XML você pode obter os dados a qualquer momento, e não faz sentido “necessitar de um dado antes de um outro que também está no XML(mais pra frente), por exemplo.” Ao menos eu não consigo imaginar isso.

Criado 12 de janeiro de 2010
Ultima resposta 13 de jan. de 2010
Respostas 2
Participantes 2