Dúvida se devo voltar para área de TI

Tenho uma dúvida grande sobre a área de TI, hoje tenho 28 anos. Bom deixem eu contar minha história, até pouco tempo atrás fazia faculdade de sistemas de informação, e por motivos financeiros não pude terminar, hoje tenho vontade de retornar até ano que vem retorno ao meu curso, a questão é será que consigo recolocação no mercado, tenho seis meses de experiência na área de TI de um estagio que fiz a quatro anos será que eu devia me arriscar no mercado de trabalho sem ser estágio?
Minha duvida é ainda deveria apostar no curso de TI, ou fazer outro curso eu pensava em mudar para direito, ou uma pessoa da minha idade está fora da realidade em achar que pode conseguir uma recolocação profissional?
Tenho pouca experiência o que devo fazer? Vou para o meu curso e dou a cara no mercado?

Cara não existe o fator idade ainda mais em TI.
A questão é aceitar ganha no começo um salário mais baixo e ir aumentando aos poucos…
Se você gosta da área não vejo motivo algum para desistir.

Claro que sim,porque não deveria ?
Estude algo que realmente gosta seja programação,Redes,Banco de Dados e corra atrás certificação idiomas.
Se achar que está difícil assim que terminar presta um concurso publico !

[quote=lucasvvasconcelos]Cara não existe o fator idade ainda mais em TI.
A questão é aceitar ganha no começo um salário mais baixo e ir aumentando aos poucos…
Se você gosta da área não vejo motivo algum para desistir.

Claro que sim,porque não deveria ?
Estude algo que realmente gosta seja programação,Redes,Banco de Dados e corra atrás certificação idiomas.
Se achar que está difícil assim que terminar presta um concurso publico !

[/quote]

Vou atrás na Apinfo mesmo, tenho experiência com C# e SQL server 2008, tento alguma coisa neste sentido antes de voltar ao curso de sistemas de informação.

Sim tentar arrumar algo nem que seja na área de infra-estrutura (Suporte) .
Depois fica mais fácil para ir para outra área.

Cara eu to passando por um problema bem parecido , tenho 27 , mas no meu caso migrei de outra area, para TI…Desde de janeiro estou procurando uma oportunidade.Passei por algumas seleções , em todas eu cheguei na ultima etapa , sempre tive facilidade de falar em publico e de trabalhar em equipe , fui atleta por bastante tempo , e por conta disse maioria das vezes me dou bem(Alem de professor). Mesmo ja tendo um conhecimento muito bom , em OO , e bastante conhecimento nas especificacoes da liguagem Java isso nao e o suficiente (Inglês mediano)… Na ultima entrevista(Passei por uma peneirada duas vezes) , ontem para ser mais exato , fiz um entrevista maravilhosa com a moça do RH … depois fui entrevistado pelo gestor , e logo de cara ele deixou escancarado que minha idade era um problema para vaga , sem nem perguntar ele falou …“Sua Idade e um problema…” , fiquei espantado … nunca niguem falou isso tao direto , disse como era vaga para estagio , o mais interessante era um pessoa com menos idade.Ate ai tudo bem , depois perguntou se ja tinha feito algo…Respondi sim , que tinha feito um programa de gestao de consultas para o curso que tinha feito , e que tinha mais alguns no meu computador …Mais mesmo assim ele flw “Isso nao serve , quero algo que voce vendeu, o seu deve ter varios bugs”…O cara devia ter bola de cristal pois nao quis ver o codigo e ja flw isso…Depois disso ele perguntou o que eu fazia antes , eu disse Ed Fisica …Ele olhou para min e começou a rir …Resumindo , o cara me tratou super mal , deixou escancarado que a idade era um problema , e ainda foi preconceituoso.Agora to meio abatido , pelo primeira desanimei , hj nao consegui estudar , fiquei meio para baixo , e refletindo bastante de que rumo eu vou da na minha vida , a grana acabou , e o tempo que eu tinha estabelecido para conseguir me firma na area se esvaiu … agora e recolher os cacos e reciclar as ideias , e projetar um novo objetivo .Acho que a melhor dica que eu posso te dar , e bem repetitiva , mais e a pura verdade , faça o que vc gosta … que independentemente da area voçê vai ter sucesso.

Complicado essa situação ai, também fiquei vários anos no meu curso e não consegui nada, tenho que pensar bem mesmo o que eu faço seu mudo de área.
Fogo! em direito a idade não importa tanto.

[quote=Infoman]Tenho uma dúvida grande sobre a área de TI, hoje tenho 28 anos. Bom deixem eu contar minha história, até pouco tempo atrás fazia faculdade de sistemas de informação, e por motivos financeiros não pude terminar, hoje tenho vontade de retornar até ano que vem retorno ao meu curso, a questão é será que consigo recolocação no mercado, tenho seis meses de experiência na área de TI de um estagio que fiz a quatro anos será que eu devia me arriscar no mercado de trabalho sem ser estágio?
Minha duvida é ainda deveria apostar no curso de TI, ou fazer outro curso eu pensava em mudar para direito, ou uma pessoa da minha idade está fora da realidade em achar que pode conseguir uma recolocação profissional?
Tenho pouca experiência o que devo fazer? Vou para o meu curso e dou a cara no mercado?[/quote]

A primeira coisa que deve fazer é se decidir por qual área quer trabalhar pelos próximos 30 anos!
Faça uma análise das suas características pessoais quanto as suas qualidades, habilidades, competências, defeitos, dificuldades para conferir se elas atendem às necessidades da nova carreira. Tendo dúvidas procure ajuda de um orientador vocacional (não estou falando de teste vocacional, isso é para adolescentes).
Mudar de profissão, envolve muitos riscos, não é tão simples. Mas, se não está satisfeito, quanto mais cedo se decidir mudar, melhor. Mas, saiba que enfrentará alguns obstáculos adicionais pelo fato.
Uma vez definida a nova profissão, vai precisar uma dedicação concentrada e bem planejada para conseguir o intento.

"… e logo de cara ele deixou escancarado que minha idade era um problema para vaga , sem nem perguntar ele falou …“Sua Idade e um problema…”
“…Depois disso ele perguntou o que eu fazia antes , eu disse Ed Fisica …Ele olhou para min e começou a rir …Resumindo , o cara me tratou super mal . . .”

Uma vez o consultor Max Gehringer disse para [size=18]fugir[/size] desse tipo de empresa onde os ‘processos’ são mais importantes que as ‘pessoas’. Há muitas, muitas empresas ‘picaretas’ na área de t.i. que procuram jovens ingênuos, estagiários e trainee para poder pagar baixos salários. Quanto você acha que fica para uma empresa pagar um plano médico para uma pessoa de idade mais avançada ? Há também aquelas que a rotatividade é alta, isto é, trocam de funcionário constantemente. Lembre-se sempre, que este não é um país sério !
Aconselho você a pesquisar pelo Linkedin quanto tempo determinado colaborador permaneceu naquela empresa.
Estude bem sobre redes, padrões de projeto, novos frameworks e para uma certificação mesmo que não tenha pretensão de tirá-la. O conhecimento adquirido será para você !

[quote=A H Gusukuma][quote=Infoman]Tenho uma dúvida grande sobre a área de TI, hoje tenho 28 anos. Bom deixem eu contar minha história, até pouco tempo atrás fazia faculdade de sistemas de informação, e por motivos financeiros não pude terminar, hoje tenho vontade de retornar até ano que vem retorno ao meu curso, a questão é será que consigo recolocação no mercado, tenho seis meses de experiência na área de TI de um estagio que fiz a quatro anos será que eu devia me arriscar no mercado de trabalho sem ser estágio?
Tenho pouca experiência o que devo fazer? Vou para o meu curso e dou a cara no mercado?[/quote]

A primeira coisa que deve fazer é se decidir por qual área quer trabalhar pelos próximos 30 anos!
Faça uma análise das suas características pessoais quanto as suas qualidades, habilidades, competências, defeitos, dificuldades para conferir se elas atendem às necessidades da nova carreira. Tendo dúvidas procure ajuda de um orientador vocacional (não estou falando de teste vocacional, isso é para adolescentes).
Mudar de profissão, envolve muitos riscos, não é tão simples. Mas, se não está satisfeito, quanto mais cedo se decidir mudar, melhor. Mas, saiba que enfrentará alguns obstáculos adicionais pelo fato.
Uma vez definida a nova profissão, vai precisar uma dedicação concentrada e bem planejada para conseguir o intento.

[/quote]

É bem por ai, tenho que ver bem ao certo o que quero eu gostaria mesmo de voltar a área de TI mais nao sei se vou conseguir recolocação.

Não tenha dúvidas que o fator idade é muito forte em TI.

Mas não acho que seja o seu caso, que tem menos de 30 anos…

Pode ser que você esteja enfrentando dificuldade por não ter conhecimentos compatíveis com a vaga.

[quote=Infoman]
É bem por ai, tenho que ver bem ao certo o que quero eu gostaria mesmo de voltar a área de TI mais nao sei se vou conseguir recolocação.[/quote]

Se gosta da área, tem afinidade, esteja disposto a se dedicar com afinco, não deve ter problemas para conseguir, sempre considerando que nem sempre é fácil.
Como já foi comentado, o setor público ou empresas de economia mista são os mais recomendados para conseguir entrar no mercado de TI, via concursos ou para estágios.

Você pode ouvir muitos “nãos”, mas com perseverança e persistência vai acabar conseguindo.

[quote=lkbm]Não tenha dúvidas que o fator idade é muito forte em TI.

Pode ser que você esteja enfrentando dificuldade por não ter conhecimentos compatíveis com a vaga.[/quote]
No caso, a diferença de idade é pela característica do cargo: estágio, trainee ou jr, estará concorrendo com pessoas, na maioria, com idades até 22-25. Para quem está próximo dos 30, já é um diferencial. Pequeno, mas se tiver muitos candidatos, começa a fazer diferença.

O fator idade é forte em quase todas as profissões, sendo compensado por especialização ou cargos de gestão.

[quote=A H Gusukuma][quote=lkbm]Não tenha dúvidas que o fator idade é muito forte em TI.

Pode ser que você esteja enfrentando dificuldade por não ter conhecimentos compatíveis com a vaga.[/quote]
No caso, a diferença de idade é pela característica do cargo: estágio, trainee ou jr, estará concorrendo com pessoas, na maioria, com idades até 22-25. Para quem está próximo dos 30, já é um diferencial. Pequeno, mas se tiver muitos candidatos, começa a fazer diferença.

O fator idade é forte em quase todas as profissões, sendo compensado por especialização ou cargos de gestão.[/quote]

sad…
Estou com 28 anos mais nem voltei na faculdade ainda… fogo isso. Só mesmo com sorte agora para conseguir sair desse esquema que vivo e entrar na área de novo.
Se acha mesmo que se eu tiver perseverança posso conseguir alguma coisa… queria terminar esse curso e ainda
conseguir voltar na área. tenho experiência de um ano em estágio já.

Quantos anos falta para terminar a faculdade?

Cara presta um concurso assim que terminar a faculdade.
Pelo menos vai ter estabilidade,e depois do concurso ai você vê se compensa ir para uma empresa privada :slight_smile:

[quote=A H Gusukuma][quote=Infoman]
Estou com 28 anos mais nem voltei na faculdade ainda… fogo isso. Só mesmo com sorte agora para conseguir sair desse esquema que vivo e entrar na área de novo.
Se acha mesmo que se eu tiver perseverança posso conseguir alguma coisa… queria terminar esse curso e ainda

[/quote]

Quantos anos falta para terminar a faculdade?[/quote]

Olha ano que vem vou recomeçar a faculdade, mais uns dois anos então termino com 31 anos.

[quote]Cara presta um concurso assim que terminar a faculdade.
Pelo menos vai ter estabilidade,e depois do concurso ai você vê se compensa ir para uma empresa privada[/quote]

É uma boa ideia também. Vou prestar final de ano para o Inss.

[quote=Infoman][quote=A H Gusukuma][quote=Infoman]

[/quote]

Olha ano que vem vou recomeçar a faculdade, mais uns dois anos então termino com 31 anos.

Pelo menos vai ter estabilidade,e depois do concurso ai você vê se compensa ir para uma empresa privada[/quote]

[/quote]

Recomendo aproveitar esse ano para fazer uma revisão das matérias para recomeçar os estudos, principalmente aquelas que são pré-requisitos para o próximo ano.
Também, praticar programação e prestar concursos para a área que exijam o segundo grau.

[quote=A H Gusukuma][quote=Infoman][quote=A H Gusukuma][quote=Infoman]

[/quote]

[/quote]

Recomendo aproveitar esse ano para fazer uma revisão das matérias para recomeçar os estudos, principalmente aquelas que são pré-requisitos para o próximo ano.
Também, praticar programação e prestar concursos para a área que exijam o segundo grau.
[/quote]

Vou fazer isso… é muito difícil entrar na área com minha idade? É muito difícil concurso?

[quote=Infoman]
Vou fazer isso… é muito difícil entrar na área com minha idade? É muito difícil concurso?[/quote]

Conheço quem entrou com 40, então…

Cara fácil nao eh… mais o negocio e estudar muito e ir se preparando para ultrapassar essa barreira … ontem tava bem triste , mais hj tracei um novo objetivo, estudar Angular…e da um relaxada do java , e por incrível que parece recebi outra oportunidade , agora em uma empresa grande multinacional , acho que la deve ser mais serio , ja tava tentando uma oportunidade a bastante tempo , agora me preparar para essa chance…Eu acredito que se me esforçar bastante as coisas vao acontecer , então voltar a estudar que e melhor…E sobre o carinha que flw da certificação , ja pensei em tirar , mais como e cara e bem cara , vou te que aguarda mais um pouco.