Galera estou começando agora a estudar esta area, jah tenho esperiencia com J2ME, J2SE, ontem fiz meu primeiro JSP, fiz um acesso a um banco de dados pelo firebird, a minha maior dificuldade foi a parte de HTML pq não sei nada de HTML e nunca me interessei por esta linguagem, gostaria de saber se é necessario o programador java que vai trabalhar nesta area saber HTML? sei que é interessando o cara saber montar paginas mas realmente é necessario? para aqueles que nem eu que não entende nada de HTML tem alguma alternativa pra não ter que estudar esta linguagem? afinal de contas existe tantos programas que montam paginas web hj em dia sem o cara precisar saber a linguagem. existe algum jeito de estes programas trabalharem em conjunto com o netbeans ou alguma ide, o netbeans poderia ter isso jah adicionado nele, vc soh iria colocando os componentes, texto, listbox, e por traz iria montando o codigo html igual o frontpage e tal, mas voltado para java, alguem ai tem alguma dica para me dar? Valeu!!!
Ola,
Bom, o netbeans até tem os “componentes” que vc vai adicionando, mas ele faz isto mostrando o codigo… mas eu acho que é sempre bom vc saber o que tá rolando… é tipo vc montar uma tela no matisse sem saber o que é um layout manager, saca? e posso te falar uma verdade… acho que html é tão dificil que vc leva 1h pra aprender 80% do que ele tem… e o que vc vai usar durante 95% do tempo.
é estou vendo que vou ter que estudar mesmo, me falaram a mesma coisa que vc, tipo eu sei que html é facil, mas cara, num sei des de mais novo nunca gostei de html, e tem que ficar fechando com / e tal, chega a ser uma implicancia mesmo coisa de loco, não sei se alguem tem birra com alguma linguagem mas eu tenho com esta fods, achei que nunca ia precisar aprender mas tava enganado hauahua Valeu pelas dicas!!!
Ola,
Pois é, acho que não tem jeito não… mas em relação a ficar fechando as tags… o netbeans fecha pra vc , com o autocomplit dele.
ahuaua melhorou pelo manos não tenho que ficar fechando aquelas tags fods
mais uma coisa, qual plugin utilizar para o netbeans na criação de jsp?
Ola,
Eu geralmente uso a isntalação padrão, para web-jee… mas lá e casa eu tenho o full… dá uma olhada no quandro: http://sunmicro.vo.llnwd.net/c1/netbeans/6.0/final/
o 6 jah vem instalado neh, é q o 5.5.1 não vem, tipo acho que a versão J2EE jah atende minhas necessidades neh, prgoramação de desktop e web
Pois é, se vc baixar o completão já vem com tudo.